quinta-feira, 11 de junho de 2015

Defesa Civil-RJ Apresenta Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado, na FGV

Atendendo a convite da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Diálogos Cariocas, o DGDEC apresentou o Mapa das Ameaças Climatológicas estadual no Fórum Metropolitano da Sustentabilidade, durante o painel "Lixo, Energia e Resiliência", ocorrido no dia 10/6, na Fundação Getúlio Vargas - Campus Candelária, no Centro do Rio.

Na ocasião, o diretor geral do DGDEC, Cel BM Paulo Renato Vaz, demonstrou a metodologia utilizada para a elaboração do Mapa e os resultados obtidos.

- Tão importante quanto conhecer o risco de desastres é tomar medidas para reduzi-lo. 

Desta forma, construímos essa ferramenta com o apoio de 86 Defesas Civis municipais e produzimos, conjuntamente, 168 planos de contingência para enfrentarmos as ameaças de estiagem e incêndio florestal. 

Assim, multiplicamos esforços para melhor proteger a população fluminense das intempéries de natureza climatológica - afirmou Paulo Renato no debate ocorrido com a plateia.

O Mapa das Ameaças Climatológicas do estado reuniu informações retiradas das edições 2012 e 2014 do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, também desenvolvido pela SEDEC-RJ, e que pode ser acessado através do site do DGDEC.

O Cel BM Paulo Renato Vaz apresentou o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado na FGV


Na plateia estavam estudantes e professores da FGV, membros de ONGs, políticos e técnicos da área ambiental


Além da metodologia empregada, o diretor geral do DGDEC apresentou concretamente os resultados já obtidos pela SEDEC-RJ com a produção do Mapa


A deputada estadual Aspásia Camargo moderou os debates no fórum realizado na FGV


Entre os debatedores do painel sobre o meio ambiente estava o deputado federal Alfredo Sirkis


O coordenador da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro, encerrou o encontro e agradeceu aos palestrantes debatedores

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.







Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3088-defesa-civil-apresenta-mapa-das-ameacas-climatologicas-do-estado-na-fgv
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário