segunda-feira, 15 de junho de 2015

UFRGS, SEDEC E CEPED/RS Estão Com Inscrições Abertas Para o Curso de Gestão de Riscos - 2a Edição

                 Resultado de imagem para segundo curso de gestao de riscos

O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tornam pública a abertura de inscrição e seleção para o Segundo Curso de Extensão “Capacitação em Gestão de Riscos”, na modalidade a distância, através da plataforma Moodle.

O Curso tem como objetivo contribuir com a formação de agentes de Proteção e Defesa Civil e outros atores vinculados ao tema.

As atividades do Curso estão baseadas na leitura de textos, complementadas por vídeo-aulas, web conferências, participação em fóruns de discussão e interação com os professores através da plataforma Moodle web, oportunizando: 

* A Qualificação em Gestão de Riscos de agentes de Proteção e Defesa Civil dos Municípios, Estados, União e sociedade civil organizada;

* O estudo de ferramentas ligadas à preparação, prevenção aos episódios de desastres; 

* Análise de eventos de desastres e aplicação de algumas ferramentas de prevenção abordadas no curso, em atendimento ao objetivo 0172 do PPA (PLANO MAIS BRASIL) que visa “induzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em apoio às ações de Defesa Civil, em âmbito nacional e internacional, visando à prevenção de desastres”.

Este curso de extensão é prioritariamente voltado para os agentes de Proteção e Defesa Civil previstos na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Lei 12.608/2012, artigo 18:

I - os agentes políticos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios responsáveis pela direção superior dos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC;

II - os agentes públicos responsáveis pela coordenação e direção de órgãos ou entidades públicas prestadores dos serviços de Proteção e Defesa Civil;

III - os agentes públicos detentores de cargo, emprego ou função pública, civis ou militares, com atribuições relativas à prestação ou execução dos serviços de Proteção e Defesa Civil; e

IV - os agentes voluntários, vinculados a entidades privadas ou prestadores de serviços voluntários que exercem, em caráter suplementar, serviços relacionados à Proteção e Defesa Civil.

No entanto, serão cedidas vagas para os demais profissionais, estudantes ou participantes de grupos com interesse e/ou atuação na temática do curso.

Serão ofertadas 1.500 (um mil e quinhentas) vagas na modalidade a distância, distribuídas em 5 turmas, contendo 300 (trezentos) alunos em cada uma. 

As vagas serão cedidas prioritariamente para os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sendo: 

I - 1% (um) destinadas ao órgão central, ou seja, à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; 

II - 69% (sessenta e nove) aos órgãos regionais, estaduais e municipais de Proteção e Defesa civil, ou seja, as coordenadorias, secretarias e/ou outras estruturas de Proteção e Defesa civil; 

III - 20% (vinte) para os órgãos setoriais dos 3 (três) âmbitos de governo, ou seja, os servidores de outros órgãos, inclusive universidades, que atuem principalmente nas áreas de nas seguintes áreas: ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia; 

IV - 5% (cinco) para organizações comunitárias de caráter voluntário ou outras entidades com atuação significativa nas ações locais de Proteção e Defesa Civil; 

V - 5% (cinco) para os demais profissionais e estudantes com interesse e/ou atuação na temática do curso. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos grupos prioritários, elas serão estendidas aos demais grupos aqui relacionados.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 12/06/2015 a 29/06/2015, através do preenchimento e envio do formulário de inscrição disponibilizado no endereço:

https://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_verifica_acao.php?codacao=28735 

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento do formulário de inscrição, podendo ter sua inscrição, em caso de aprovação, cancelada a qualquer tempo, além de outras implicações legais, nos casos de fraude ou falsidade das informações declaradas. 

Em nenhuma hipótese o candidato poderá utilizar um número de CPF que não seja o seu para fazer a sua inscrição, tampouco solicitar que outra pessoa realize o curso em seu lugar. 

A veracidade das informações prestadas no ato da sua inscrição e o zelo com o acesso à Rede EAD são condições fundamentais para manter a qualidade do atendimento, garantir a segurança da Rede e assegurar a continuidade dos serviços. 

Desse modo, as informações prestadas na ficha de inscrição serão rigorosamente sigilosas. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição dos candidatos inscritos.

Caso ocorra um número de inscrições superior ao número de vagas oferecidas para essa edição do curso (1.500 vagas), a Comissão de Seleção fará, após o período de inscrição online, a seleção dos candidatos inscritos em sessão não pública, através da análise dos formulários de inscrição, para a posterior realização de matrícula, seguindo a distribuição das vagas previstas no item 5 deste Edital. 

Portanto, a confirmação da inscrição online não garante a matrícula efetiva no curso.

Havendo a seleção dos candidatos inscritos, serão priorizados os agentes de Defesa Civil.

A Comissão de Seleção observará os seguintes critérios para o desempate: 

I – Candidatos que atuam nos municípios prioritários para ações de Defesa Civil do Governo Federal, conforme previsto no Observatório das Chuvas, no endereço: 

htttp://www.brasil.gov.br/observatoriodaschuvas/municipios-selecionados.html. 

II – Candidatos que tenham sido aprovados no Módulo I – Conhecimentos Básicos em Defesa Civil, ofertado pela SEDEC

Segue abaixo algumas Informações acerca do Curso:

Gestão de Riscos
 Custo Gratuito
 Modalidade Educação à distância - EAD, com fase presencial facultativa (oficinas em Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Belém/PA, São Paulo/SP, Recife/PE, a escolher)
 Carga Horária 40 horas na modalidade à distância;
 20 horas no modalidade presencial não obrigatória
 Nº de vagas
 1.500 vagas - etapa EAD
 150 vagas - oficinas presenciais
Período de inscrição 12.06.2015 a 29.06.2015
 Período de realização
 Fase EAD
de 06.07.2015 (turma A) até 08.08.2015 (Turma E)

 Certificação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 Conteúdo Introdução à gestão de risco de desastre
 Entendendo os conceitos
 O Desafio de viver com risco
 Enxergando os componentes do risco
 Mapeando e avaliando o risco
 Preparando-se para lidar com risco
 Intervindo para mitigar o risco
 Informando e comunicando os riscos

As Inscrições podem ser feitas no Link abaixo:

https://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_inscricao.php

Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.








Referências:
http://www.mi.gov.br/capacitacoes
http://www.ufrgs.br/grid/edital-2a-edicao-ead
https://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_inscricao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário