sexta-feira, 26 de junho de 2015

Defesa Civil-RJ Promove Exercícios Simulados Contra Estiagem e Incêndios Florestais

            

Primeiro, Vou dar uma Breve Explicação do que é Estiagem e Incêndio Florestal? A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica (chuva), numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Do ponto de vista Meteorológico a Seca é uma estiagem prolongada, caracterizada por provocar uma redução sustentada das reservas hídricas existentes.

Existe uma pequena Diferença Entre Seca e Estiagem, pois Estiagem é um fenômeno que ocorre num Intervalo de Tempo, já a Seca é permanente.

Um Incêndio Florestal, é a Propagação do Fogo, em Áreas Florestais e de Savana (Cerrados e caatingas), normalmente ocorre com Frequência e Intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a Redução da Umidade Ambiental.


Os Incêndios florestais, também conhecidos como incêndios rurais, acontecem com frequência no período de estiagem, compreendido entre os meses de julho a outubro.

Muitas vezes o Incêndio Florestal é confundido com as queimadas controladas, que se tratam de uma prática agropecuária ou florestal onde o fogo é utilizado de forma racional e circunscrito, atuando como um fator de produção ou no manejo de combustível seco (vegetação) para evitar a propagação de incêndios florestais, mesmo sendo uma prática proibida pela lei Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965 art. 27: 

" É proibido o uso de fogo nas florestas e demais formas de vegetação."


Segundo, Iremos Falar Acerca dos Simulados contra Estiagem e Incêndios Florestais  Realizados no Estado do Rio de Janeiro! As Defesas Civis Municipais (COMPDECs), Orientadas pelas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Estado (REDECs) realizaram, neste mês de junho, 49 Exercícios Simulados para o enfrentamento às ameaças de estiagem e incêndio florestal.

No Total, 86 COMPDECs Elaboraram 168 Planos de Contingência a partir da Identificação das Manchas de Prevalência desses Perigos Naturais e da Classificação de Risco dos Municípios, viabilizados pelo Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado, lançado pela Defesa Civil RJ no início deste mês.

- Esses Exercícios Simulados colocam em Prática nossos Planos de Contingência, desenvolvidos com as Defesas Civis Municipais, para o enfrentamento de estiagem e incêndios florestais. 

Estamos, assim, começando o inverno, período crítico para essas ameaças naturais, mais preparados no estado do Rio de Janeiro - afirmou o Cel BM Ronaldo Alcantara, secretário de estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.








Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3109-defesa-civil-rj-promove-exercicios-simulados-contra-estiagem-e-incendios-florestais-em-todo-o-estado
http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2014/10/como-as-comunidades-devem-agir-em_8.html
http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2014/10/como-as-comunidades-devem-agir-em_7.html
http://defesacivil.to.gov.br/incendio-florestal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_florestal
http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10571645/artigo-27-da-lei-n-4771-de-15-de-setembro-de-1965
http://www.proteccaocivil.pt/RiscosVulnerabilidades/RiscosNaturais/Secas/Pages/Oquee.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário