terça-feira, 30 de junho de 2015

Habitação e Defesa Civil Iniciam Núcleo de Ações de Prevenção em Todo o Estado RJ

                         
As secretarias de Estado de Habitação e Defesa Civil iniciaram nesta segunda-feira (29.06) o treinamento das equipes que vão atuar em conjunto para oferecer aos municípios fluminenses apoio técnico em projetos habitacionais públicos e socorro em caso de desastres naturais. 
Estão sendo formados 79 integrantes do Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj) e da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Habitação. 
Eles irão compor o Núcleo de Redução de Risco de Desastre. A abertura do curso foi feita pelo secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi e pelo superintendente operacional da Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.
- São duas frentes de trabalho que serão iniciadas a partir desta capacitação. Vamos atuar em prevenção oferecendo corpo técnico de engenheiros e arquitetos da Cehab e Iterj para as administrações municipais que realizarem projetos habitacionais na concepção de seus programas e atuar em socorro no caso de desastres naturais”, afirma o secretário Bernardo Rossi.
Para o superintendente operacional da Defesa Civil, o programa iniciado em parceria com a Habitação será modelo a ser aplicado às outras pastas do Estado. 
“Importante a iniciativa e queremos apoio dos demais órgãos para que todos estejam envolvidos na área de Defesa Civil. A secretaria está empenhada para que o programa se consolide no Rio de Janeiro e inspire outros estados”, destacou coronel Marcelo Hess.
A primeira formação dos técnicos da Cehab e Iterj será em Curso Básico em Proteção e Defesa Civil (CBPDEC). Cursos avançados também serão ministrados para os componentes do Núcleo e a capacitação será replicada em todo o Estado em uma segunda fase que se inicia logo após o treinamento.

A formação, que é desdobramento de convênio assinado em março entre Habitação e Defesa Civil, vai culminar com distribuição de material informativo e palestras em todos os municípios que solicitarem campanha de esclarecimento. 
“A rede de prevenção precisa ser formada por todos os órgãos e a Habitação pode ser atuante não só na construção de novas unidades habitacionais, mas em ações determinantes que tornem áreas mais seguras preservando, assim, as construções já existentes”, completa Bernardo Rossi.

Joel Dias, gerente de topografia do Iterj, faz parte da organização do Núcleo e iniciou a formação em Defesa Civil. 
“O corpo técnico dos dois órgãos, atuando em integração, podem mitigar efeitos de mudanças climáticas como cheias e secas. O Iterj já tem iniciativas neste sentido e estaremos atuando juntos agregando ainda mais valores às ações tanto nossas quanto da Cehab”.
Presidente do Iterj, Mayumi Sone participou da abertura do treinamento e destacou o direcionando dado pela Secretaria de Habitação. “Estabelecer e caminhar em direção ao objetivos de prevenção e socorro são metas que ficaram claras com a atuação da pasta na concepção e realização do projeto”, frisou.

Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.








Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/habitacao-e-defesa-civil-iniciam-formacao-de-equipes-para-atuar-em-apoio-aos-municipios-67716

Nenhum comentário:

Postar um comentário