quarta-feira, 1 de julho de 2015

Quando é Comemorado o Dia do Bombeiro no Brasil?

            Resultado de imagem para historia do bombeiro brasileiro

Primeiro, Vamos Entender o Que é o Corpo de Bombeiros? O Corpo de Bombeiros é uma Corporação cuja Principal Missão Consiste na Execução de Atividades, como:

Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas.

Desde 1915, São considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.


Seus integrantes, assim como os Membros das Polícias Militares, São denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988 , sendo, dessa forma, subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar Estadual.


Segundo, Qual é a Sua Finalidade? A Finalidade do Corpo de Bombeiros é Promover a Segurança Global da População, Protegendo Vidas, Patrimônio e Meio Ambiente em Circunstâncias Adversas.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Corpo de Bombeiros? O Objetivo do Corpo de Bombeiros é a Redução dos Desastres, que é Conseguida pela Diminuição da Ocorrência e da Intensidade dos Mesmos.


Onde está Descrita com Mais Exatidão nas Constituições Federais e Estaduais, Segue como exemplo o Estado do Espirito Santo:


Art. 144, § 5º. - “...aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incube a execução de atividades de Defesa Civil.” Na Constituição do Estado do Espírito Santo (Já com a nova redação da Emenda Constitucional nº 12, de 20 de agosto de 1997):

DA DEFESA DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE 

Capítulo III


Da Segurança Pública


Art. 130 - À Polícia Militar compete, com exclusividade, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, e ao Corpo de Bombeiros Militar a coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, perícias de incêndios e explosões em local de sinistros, busca e salvamento, elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndios e pânico, e outras previstas em lei.

Quarto, Quando o Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População? O Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População, nos seguintes casos: 

- Incêndios; 

- Buscas e Salvamentos; 


- Desabamentos; 

- Proteção ao Exposto; 

- Acidentes de Trânsito com Vítimas; 

- Vitimas Presas em Ferragens; 

- Quedas; 

- Ferimentos por Arma Branca e de Fogo; 

- Queimaduras; e


- Qualquer Situação de Risco Envolvendo Fogo, Fumaça, Faísca, Vazamento de Substâncias, Gases, Líquidos, Combustíveis, Locais Instáveis como Ribanceiras, Valas, Muros Abalados, etc.

Quinto, Como o Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População? Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População Através do Número 193.  Ele é Gratuito, e Pode ser Acionado por telefones Móveis ou Fixos, como por exemplo: Celulares, Orelhões ou Telefones residências. 

Segue abaixo o Protocolo de Identificação para a Realização de uma Possível Chamada de Emergência.

1º PASSO - Ao ser Atendido, Tenha Calma e Responda a todas as perguntas com clareza, pois a equipe de Socorro já estará se Deslocando e Suas Informações São Muito Importantes para que o Médico Tome a Decisão Adequada, inclusive Sobre como Acionar o Serviço de Resgate Aéreo;

2º PASSO - IDENTIFIQUE-SE: Diga Seu Nome e Seu Telefone (Talvez haja Necessidade de Confirmar sua Chamada ou Pedir mais Esclarecimentos);

3º PASSO - ONDE ACONTECEU: Dê o Endereço Completo, com Bairro, Rua, Número e Cidade (Acrescente um Ponto de Referência);

4º PASSO - O QUE ACONTECEU: Seja Breve, Diga, Apenas o Essencial, como Por Exemplo:

* Tipo de Acidente - (Veículos envolvidos, colisão, atropelamento, etc);

* Gravidade Aparente do Acidente;

* Número Aproximado de Vítimas Envolvidas;

* Pessoas Presas nas Ferragens; e

*  Vazamento de Combustível ou Produtos Químicos, Ônibus ou Caminhões Envolvidos.

Sexto, Quando é Comemorado o Dia do Bombeiro no Brasil? No dia 2 de julho de 1856, foi assinado por D.Pedro II,  o Decreto n° 1.775, que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.  

No Brasil, o Decreto Federal nº 35.309 de Getúlio Vargas, então presidente da república, estabeleceu o Dia do Bombeiro Brasileiro e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio” em 02 de abril de 1954. E decreta:


Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.


Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.


A comemoração desta data é manifestada em forma de eventos e, muitas vezes homenageia os profissionais com a entrega da Medalha Imperador Dom Pedro II.

Nesta época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados "mão-a-mão", ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira na beira de um poço enchendo os baldes de água e as demais, passando adiante. Neste trabalho, eram engajadas todas as pessoas, velhos, moços e até crianças. 
 Os Primeiros 10 bombeiros foram treinados a trabalhar precariamente, em um carro puxado por cavalos onde carregavam as pipas d`água. 

Somente em 1887 é que os Bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade, entre eles uma bomba com mangueira. 

Já em 1891, houve um aumento considerável no efetivo de homens, e até 50 aparelhos telefônicos foram instalados para facilitar e agilizar o serviço. Além da cavalaria, foram também adquiridas seis bicicletas para fazer a ronda. Nesta época, utilizavam-se cornetas para fazer os alarmes.

Na atualidade, os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo. Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais, resgatam cães e gatos presos em árvores ou telhados, e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população, como leões que fogem de circo, cobras, aranhas, etc... 

Como "anjos da guarda" não têm folga, os Bombeiros trabalham 24 horas por dia e comemoram o dia 2 de julho trabalhando. 
Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.








Referências:
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/bombeiro/
http://www.cb.ce.gov.br/html/coletanea/coletanea_html/coletanea_decretofederal_35309.html
http://www.colegioweb.com.br/dia-do-bombeiro-brasileiro/dia-do-bombeiro-brasileiro.html
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-bombeiro-brasileiro.htm
http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-bombeiro-brasileiro/
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=9&p_secao=15
http://www.museu.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=116
http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2014/08/quando-e-como-o-corpo-de-bombeiros-deve.html
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1775-2-julho-1856-571280-norma-pe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário