terça-feira, 18 de agosto de 2015

Curso de Salvamento em Altura Tem Instrução na Ponte Rio-Niterói


As Edificações e teleféricos do Rio também foram cenários de simulações.

Dando continuidade aos exercícios externos de capacitação do Curso de Salvamento em Altura (CSAlt/2015), o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) promoveu novas instruções em cenários reais.

Entre os dias 20 de julho e 2 de agosto, foram realizadas:

* Simulações de resgates no prédio dos Correios, na Torre do Shopping Rio Sul;

* Teleféricos do Pão de Açúcar e do Alemão – com utilização de rapel de helicóptero. 

A Etapa foi encerrada no último domingo com a denominada inovação desta edição do Curso: 

* Resgate conhecido como salto do predador realizado no Vão Central da Ponte Rio-Niterói, a, aproximadamente, 70 metros de altura da superfície da água.


De acordo com o Comandante do GBS-Barra, Tenente-coronel Luciano Sarmento, o salto do predador é uma técnica que resume todo o preparo e destemor necessários a um especialista.


Neste Tipo de Salvamento, o socorrista salta em busca da vítima que se precipita de altura elevada. 

Escolhemos a Ponte Rio-Niterói por ser considerado um cenário real perfeito se levarmos em consideração às questões externas que rodeiam este tipo de salvamento – destacou.



Ainda na Ponte Rio-Niterói foi realizada uma Simulação de Resgate de um operário. 

As Instruções contaram com o apoio da equipe de mergulhadores do GBS-Barra e das embarcações do 1º Grupamento Marítimo (GMar Botafogo).


Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3167-curso-de-salvamento-em-altura-promove-instrucao-na-ponte-rio-niteroi