terça-feira, 11 de agosto de 2015

SEDEC-RJ Desenvolve Mapa Dinâmico de Incêndios Florestais


A Nova ferramenta ampliará planejamento de equipes e otimizará recursos.

A Secretaria de Defesa Civil (Sedec-Rj), por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), desenvolveu uma nova ferramenta: 

* Mapa Dinâmico de Incêndios Florestais. 

Criado com o objetivo de ampliar o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o mapa passou por testes no último fim de semana e começou a ser utilizado na segunda-feira (03/08).

O Mapa Dinâmico de Incêndios Florestais atende a uma demanda das equipes do Cemaden que faziam análises pontuais de riscos de incêndios florestais por localidade. 

A partir de agora, os dados que mostram os percentuais de risco de incêndio florestal e de incidência de chuva e ventos numa determinada região serão atualizados diariamente, tornando as informações sobre todo o estado mais acessíveis.

A nova ferramenta foi criada com base no cruzamento de informações técnicas. 

Os Dados Meteorológicos que já eram levantados pelo Cemaden – como, por exemplo:]

* Umidade relativa do ar; 

* Velocidade do vento;  e os 

* Dados sobre as chuvas obtidos com pluviômetros.

Serão cruzados diariamente com as ocorrências de incêndio florestal registradas no Sistema Sisgraph do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COCB).

- Como o próprio nome diz, o mapa é dinâmico. Com ele, será possível diagnosticar diariamente quais são:

* As áreas de maior risco, por meio da observação dos dados meteorológicos; e 

* Das ocorrências registradas em um período de 24 horas. 

Além de orientar o planejamento das equipes, ele permitirá a otimização de recursos da corporação – afirmou o coronel Gil Kermpers, diretor do Cemaden.

O Mapa Dinâmico de Incêndios Florestais será sempre atualizado às 14 horas, no site do Cemaden (http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/), sendo divulgado também para os grupos operacionais do Corpo de Bombeiros.




Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3161-defesa-civil-desenvolve-mapa-dinamico-de-incendios-florestais
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/index.php/189-mapa-dinamico-para-incendio-florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário