Click to enlarge image 2.png
O Experimento da SEDEC-RJ Identifica Ameaças de Desastre e Desencadeia uma Série de Ações de Redução do Risco no território fluminense.

O Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, na sua versão atualizada no ano de 2014, acaba de superar a marca de 13 mil visualizações na internet após sua disponibilização na plataforma virtual MindMeister. 

Lançado no dia 05 de junho de 2012, durante o IX Fórum Nacional de Defesa Civil, em Angra dos Reis, o Mapa já foi apresentado em:

* Vários Estados do país; e 

* Também no Chile;

* Peru;

* Equador;

*  Colômbia;

* Cuba;

*  Espanha; e 

* Japão, sempre em eventos de cunho técnico-científico.
 
Reconhecido como um trabalho pioneiro e alinhado ao Marco de Ação de Hygo 2005-2015 pelo Centro Regional de Informações sobre Desastres (CRID/ONU).

O Documento é distinguido como uma experiência significativa para a redução do risco de desastres (RRD) no continente por ocasião da Plataforma Regional das nações Unidas para a RRD, no Chile, e, após ter sido selecionado por um júri internacional, foi apresentado no Japão, em março deste ano, na Conferência Mundial para a RRD da ONU.
 
- Tão Importante Quanto Conhecer os Perigos é Tomar Medidas. 

O Mapa de Ameaças Naturais do Estado, que já possui cerca de 13.200 visualizações, tem nos permitido Avaliar os Riscos e Promover Uma Série de Ações para Reduzi-los, Priorizando a Prevençãe Aumentando a Resiliência das Comunidades Frente aos Desastres - afirmou o Cel BM Paulo Renato Vaz, Diretor Geral do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).
 
Segundo o Cel BM Ronaldo Alcantara, Secretário Estadual de Defesa Civil, a ferramenta vem apresentando resultados expressivos nos últimos 3 anos.
 
Foram 460 Ameaças Naturais de Desastre Identificadas e Hierarquizadas, acarretando 374 Planos de Contingência desenvolvidos por 82 COMDECs. 

Ainda como consequência deste trabalho, lançamos, há 2 meses, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado, que já nos Possibilitou Elaborar 168 Planos de Contingência Municipais com 86 COMDECs para Enfrentarmos as Ameaças de Estiagem e Incêndio Florestal - disse.
 
Para se adequar ao Marco de Sendai, Novo Documento da ONU para a RRD no planeta para os próximos 15 anos, o DGDEC já está trabalhando na nova versão do Mapa, que será lançada em 2016 e que Contemplará mais de Mil Ameaças Múltiplas de Desastre que Rondam o Território Fluminense. 

O Mapa de Ameaça Naturais pode ser acessado pelo endereçowww.mindmeister.com/376772296 ou pelo campo "Destaques" do site do DGDEC.

Segue abaixo, outros Artigos Relacionados: 

Defesa Civil-RJ Apresenta Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado, na FGV!


http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2015/06/defesa-civil-rj-apresenta-mapa-das.html

O Secretário de Defesa Civil de Petrópolis Participou do Lançamento Estadual do Mapa de Ameaças Naturais! 


http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2014/07/o-secretario-de-defesa-civil-de.html

Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........


Petrópolis Sedia Oficina da Defesa Civil Estadual Para Elaboração de Planos de Contingência!


http://construindocomunidadesresilientes.blogspot.com.br/2014/08/petropolis-sedia-oficina-da-defesa.html

Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........





Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3174-mapa-de-ameacas-naturais-do-estado-do-rio-de-janeiro-supera-13-mil-visualizacoes-na-internet