quarta-feira, 1 de abril de 2015

Defesa Civil RJ e Habitação Firmam Cooperação Técnica para Prevenção de Desastres

DGDEC e técnicos da SEH irão operacionalizar ações conjuntas. Mapa de Ameaças Naturais do estado vai orientar políticas públicas de habitação.

Atendendo a convite do secretário estadual de Habitação, deputado estadual Bernardo Rossi, o diretor geral do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), Cel BM Paulo Renato Vaz, se reuniu com técnicos da SEH, no dia 31 de março, na sede da Secretaria.

Na ocasião, o diretor geral do DGDEC falou sobre as ações preventivas da Secretaria de Estado de Defesa Civil e apresentou o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, exposto recentemente no Japão, durante a Conferência Mundial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, após ter sido selecionado por um júri internacional pela originalidade e relevância do experimento na prevenção de desastres.

- Articulamos os órgãos com grande antecipação aos eventos adversos para mobilizarmos os recursos de maneira planejada, não apenas para uma resposta efetiva mas também para a prevenção de desastres. 

Neste cenário, a SEH se apresenta como um componente importantíssimo do GRAC, nosso Grupo de Ações Coordenadas do estado. Assim, saímos deste encontro com uma agenda programática visando à proteção e o bem-estar da população - afirmou o Cel BM Paulo Renato.

Bernardo Rossi falou sobre a importância do trabalho em conjunto com a Defesa Civil estadual: 

- A prevenção de desastres ocupa um lugar de destaque na pauta de todo o governo e, particularmente, na agenda da SEH. 

Para tanto, precisamos trabalhar em conjunto com a Defesa Civil, que é o órgão técnico vocacionado e que está sempre perto das comunidades. Ferramentas como o Mapa de Ameaças Naturais nos serão muito úteis e tenho certeza de que este é o começo de uma grande parceria - declarou o secretário.

- Tanto a lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil quanto o Marco de Ação de Sendai, estabelecem que a redução do risco de desastres deve integrar-se às demais políticas setoriais, como as políticas de habitação. 

Logo, vemos esta parceria com muito bons olhos e estamos convencidos de que a maior beneficiária desta cooperação será a população fluminense - encerrou o Cel BM Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil.


Bernardo Rossi, secretário estadual de Habitação, convidou o Cel BM Paulo Renato, diretor geral do DGDEC, para uma reunião em seu gabinete



Na ocasião, o diretor geral do DGDEC falou sobre as ações preventivas da Secretaria de Estado de Defesa Civil



E apresentou o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro para o secretário e técnicos da Habitação do estado



O secretário estadual de Habitação falou sobre a importância da parceria com a Defesa Civil RJ



SEDEC e SEH firmaram cooperação técnica para a realização de ações conjuntas visando à prevenção de desastres

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3022-defesa-civil-e-habitacao-firmam-cooperacao-tecnica-para-a-prevencao-de-desastres

Nenhum comentário:

Postar um comentário