sábado, 25 de abril de 2015

Presidente da J.I.C.A Visita Defesa Civil e Comunidades de Petrópolis

                         Presidente de Agência Japonesa visita Defesa Civil e comunidades de Petrópolis
O presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Koji Nishiyama, esteve em Petrópolis nesta semana conhecendo a sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e comunidades onde existem áreas de risco. 
A visita faz parte da parceria de quatro anos, firmada em 2013, entre a Jica e o governo brasileiro para a prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau.
Nishiyama e assessores foram recebidos pelo Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão. Eles fizeram perguntas técnicas sobre as ações de Defesa Civil de prevenção e de resposta as chuvas, para conhecer mais a realidade petropolitana. Para o presidente da Jica, a parceria vem avançando.
“Sabemos que o projeto tem avançado com o ótimo relacionamento que temos com o Brasil. Em relação a Petrópolis, vimos que nossas experiências podem ser aplicadas aqui, mas também temos aprendido muito também, até porque, no Japão, os escorregamentos de massa também são constantes e intermináveis. 
Para se avançar em prevenção, é importante buscar várias soluções, mas há algo ainda mais necessário: 
* A comunicação dos riscos com a comunidade, porque é a comunidade que vai colocar em prática qualquer ação. Os moradores são os atores principais”, disse Nishiyama.
Ao fim dos quatro anos da parceria, a Jica irá produzir manuais voltados para Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau sobre:
* Alertas Antecipados, Planejamento Urbano e Mapeamento de Risco. 
Para produzir esses manuais, a Jica vem custeando um constante intercâmbio de técnicos entre os dois países. 
“Petrópolis foi prestigiada com a visita do presidente da Jica. É uma parceria muito importante para o município, que poderá gerar novos saltos em relação à prevenção de desastres das chuvas. 
Nas reuniões setoriais da parceria, vemos que estamos avançando, com os debates cada vez mais aprofundados sobre os três eixos dessa união”, disse Simão.
A comitiva visitou as comunidades de:
* Otto Reymarus, no Lagoinha, e da Vila São Joaquim, no Quitandinha.
Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.Vejo vocês em breve. Até Lá......









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3287-presidente-de-ag%C3%AAncia-japonesa-visita-defesa-civil-e-comunidades-de-petr%C3%B3polis
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário