quarta-feira, 8 de abril de 2015

Petrópolis Inicia a Elaboração do Programa Engenheiro e Arquiteto da Família


Prefeitura dá início à elaboração do Programa de Engenheiro e Arquiteto de Família
A Prefeitura deu início à elaboração do Programa Engenheiro e Arquiteto de Família, que possibilitará melhorias estruturais em casas que ofereçam riscos para moradores de baixa renda. 
Para a elaboração e execução do programa, a Prefeitura firmou parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que disponibilizará estudantes de Engenharia para que, por meio de estágio, participem do projeto. 
A proposta é que a Prefeitura reduza os riscos de desastres das chuvas no município, com intervenções que deixem as casas mais seguras, no caso de moradores que não têm condições financeiras de contratar um engenheiro ou um arquiteto.
A ideia é que o trabalho seja realizado em conjunto por técnicos da Prefeitura, técnicos contratados especialmente para o programa e os estudantes de Engenharia. 
Eles terão a responsabilidade de elaborar projetos técnicos de reforma dessas casas. A Prefeitura também contará com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), que cobrará taxas sociais, mais baratas, dos projetos técnicos.
“Esse será mais um importante passo que vamos dar em relação à Defesa Civil. Estamos falando de um programa que dará mais segurança à população, sobretudo àquelas famílias que mais precisam. 
Para isso, vamos estreitar os laços do poder público com a universidade. Hoje todas as médias e grandes cidades do Brasil sofrem com o problema da ocupação desordenada do solo urbano, e em Petrópolis não é diferente. Seria muito difícil para o poder público arcar sozinho com essa responsabilidade. Por isso, precisamos de parceiros”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Neste mês, Bomtempo já realizou duas reuniões com o reitor da UCP, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, diretores da universidade e secretários de governo. “Estamos dispostos a abraçar o projeto, colocando todas as nossas forças à disposição”, disse o reitor da UCP.
O Decreto de criação do Programa de Engenheiro e Arquiteto de Família também trará informações sobre um grupo de trabalho para discussão de detalhes técnicos do projeto, envolvendo representantes de secretarias de governo e da UCP.
A proposta é que o programa seja implantado, inicialmente, em uma comunidade, para que em seguida seja levado para outras regiões do município.
“Muitas casas em Petrópolis representam risco a moradores e vizinhos por causa do baixo padrão construtivo. 
São casas construídas sem a orientação de um técnico responsável. Com esse programa, um engenheiro ou um arquiteto farão os projetos de reforma que dará mais segurança aos moradores. 
A administração do prefeito Rubens Bomtempo vem se caracterizando por atuar em várias frentes para reduzir os riscos relacionados às chuvas em Petrópolis, e essa será mais um frente importantíssima”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3241-prefeitura-d%C3%A1-in%C3%ADcio-%C3%A0-elabora%C3%A7%C3%A3o-do-programa-de-engenheiro-e-arquiteto-de-fam%C3%ADlia
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário