quinta-feira, 16 de abril de 2015

Defesa Civil RJ Promove Capacitação para Bombeiros da Região Norte-Noroeste

Militares das Regiões Metropolitana e Baixadas Litorâneas serão os próximos contemplados com o treinamento no final do mês.

Como parte do ciclo de instruções da Escola de Defesa Civil RJ (ESDEC), a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro promoveu, nos dias 08 e 09 de abril, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil para cerca de 30 bombeiros da Região Norte-Noroeste. 

A capacitação terá continuidade nos dias 28 e 29 de abril, quando serão contempladas as regiões Metropolitana e Baixadas Litorâneas.

O Curso Abordou:

* As ações globais de Redução do Risco de Desastres;

* O Mapa de Ameaças Naturais;

* Planos de contingência;

* O projeto Agente Comunitário Escolar;

* O Sistema de alerta e alarme por sirenes;

* As Unidades de Proteção Comunitária (UPCs); e 

* Questões relacionadas à legislação básica de Proteção e Defesa Civil.


As aulas aconteceram no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes (ACIC), onde também foram apresentados os projetos e os resultados ações da Defesa Civil RJ para o aumento da resiliência frente aos desastres de origem natural. 

Para o diretor da ESDEC, tenente-coronel Romano, o curso apresenta conceitos de Proteção e Defesa Civil, faz uma abordagem de sua evolução histórica e mostra a atual estrutura do Sistema Estadual de Defesa Civil.


- O Curso atende as necessidades dos chefes e auxiliares das seções de defesa civil a partir de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares e competências para planejar e gerenciar ações que possam evitar ou reduzir danos e prejuízos à sociedade - ressalta o diretor.













Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3034-defesa-civil-rj-promove-capacitacao-para-bombeiros-da-regiao-norte-noroeste
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário