sábado, 25 de abril de 2015

Defesas Civis Municipais Se Reúnem em Petrópolis Para Falar Sobre Período de Queimadas

            Embedded image permalink

Representantes de Defesas Civis municipais da Região Serrana se reuniram nesta quarta-feira (22/4) em Petrópolis, durante evento promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil. 
O objetivo da reunião, realizada na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foi dar início à elaboração pelos municípios dos Planos de Contingência de Queimadas e de Estiagem. 
O encontro também foi uma oportunidade para a troca de experiências de ações de prevenção realizadas pelos municípios.
O evento foi comandado pelo diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do estado, Paulo Renato Vaz, que destacou os avanços obtidos em Petrópolis com a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em 2013 e que, segundo ele, podem servir de exemplo para municípios vizinhos.
“Petrópolis é um exemplo de Defesa Civil que dá certo, uma referência para o nosso estado. Para muitos municípios, a Defesa Civil de Petrópolis é uma realidade diferente, por ter uma sede como essa. Isso nada mais é do que o resultado de se ter um Município com um prefeito que apoia a Defesa Civil. E isso é bom para nos dar ânimo para ver que é possível”, disse Paulo Renato.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Rafael Simão, fez ainda uma apresentação dos dois anos da criação da secretaria. 
“É muito gratificante recebermos em nossa sede representantes das Defesas Civis de outros municípios, trocando experiências sobre como avançar mais na prevenção de desastres das chuvas.
Cada Defesa Civil tem a sua realidade, as suas dificuldades. Em Petrópolis, pudemos avançar muito, porque o prefeito Rubens Bomtempo entendeu a Defesa Civil como uma área prioritária”, disse Simão.
No encontro, Paulo Renato Vaz falou sobre o Mapa de Ameaças Climatológicas do estado, que será composto por dois Planos de Contingência de cada município, totalizando 184 planos. 
Na Região Serrana, os Municípios deverão elaborar Planos de Contingência de Queimadas e de Estiagem.
“Estamos encerrando o período de chuvas fortes, começando agora um novo período que traz outros riscos, como o de incêndios florestais. Para isso, devemos nos prevenir e também nos planejar para caso esses incêndios aconteçam”, disse Simão.
Por hoje é só! Fiquem a vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.Vejo vocês em breve. Até Lá......









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3285-defesas-civis-municipais-se-re%C3%BAnem-em-petr%C3%B3polis-para-falar-sobre-per%C3%ADodo-de-queimadas
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/