domingo, 12 de abril de 2015

FIRJAN, Prefeitura e Sindmmep Firmam Apoio a Empresas em Processos de Licenciamento Ambiental

            Resultado de imagem para Licenciamento Ambiental

O Presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e a presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Petrópolis (Sindmmep), Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, assinaram nesta sexta-feira (10/4) termo de cooperação técnica garantindo apoio a empresários em processos de licenciamento ambiental no município. 
A parceria, que reproduz modelo de cooperação existente entre o Sistema FIRJAN e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é inédita no âmbito municipal e pode, inclusive, servir de exemplo para outros setores econômicos.
O termo de cooperação técnica prevê que as empresas do setor metal mecânico elaborem ou validem junto ao Centro de Tecnologia SENAI Ambiental um diagnóstico ambiental, que resulte em planos de ação ajustados e acompanhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
Significa que, uma vez atendidas as exigências da secretaria municipal e cumpridos os prazos, elas já serão consideradas em processo de regularização.
“Temos expertise nesta área. Nosso Centro de Tecnologia SENAI Ambiental já faz consultoria, ajudando os empresários em seus diagnósticos ambientais, e temos a experiência bem sucedida da cooperação com o Inea. 
Temos certeza de que este trabalho que vamos realizar em Petrópolis junto às empresas do setor metal mecânico será o primeiro de muitos outros, semelhantes, para outros segmentos e também em outros municípios fluminenses. 
Esperamos que esta iniciativa que estamos vendo em Petrópolis sirva de exemplo também para municípios de outros Estados”, destacou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. 
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, também lembrou o pioneirismo e importância da iniciativa. 
“O SENAI é uma instituição reconhecida inclusive fora do país. Tê-los validando e acompanhando o plano de ação de empresas em processo de adequação para a obtenção da licença nos dá a certeza de que o trabalho será executado como de fato deve ser”, disse, acrescentando que esta é uma ação que muito bem simboliza um dos principais pilares do projeto para a cidade.
“Trabalhamos sobre três pilares: 
* Petrópolis viva, saudável e sustentável. 
Esta ação mostra nosso empenho pelo desenvolvimento sustentável. É preciso sim proteger o meio ambiente, mas também é preciso estimular o desenvolvimento, porque é ele que garantirá o futuro das próximas gerações, garantindo-lhes empregos e renda”, frisou.
Segundo a presidente do Sindmmep e também do Conselho Empresarial da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, a empresária Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, o trabalho será iniciado com a formação de grupos de empresas com processos de licenciamento em curso na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
“Todos sabem a importância de se fazer a adequação ambiental em nossas empresas, mas essa obrigação é tão fundamental quanto complexa. 
É por isso que o processo de obtenção do licenciamento definitivo é tão lento. As pequenas empresas são as que mais sofrem. 
A cooperação não livra os empresários das obrigações legais deste processo, mas facilita e agiliza o trabalho, uma vez que o município reconhece os esforços dos empresários para adequação às normas. 
Com o diagnóstico e plano de ação feitos pelos técnicos do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental, as empresas associadas ao Sindmmep poderão obter da Prefeitura uma autorização provisória”, ressaltou.
Além do Sindmmep, outros sindicatos da cidade também já manifestaram interesse na cooperação.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/parceria-entre-firjan-prefeitura-e-sindmmep-garante-apoio-a-empresas-em-processos-de-licenciamento-ambiental-64400
https://www.facebook.com/diariodepetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário