sábado, 6 de dezembro de 2014

Agente da Defesa Civil de Petrópolis Ministra Curso em Minas Gerais


Agente da Defesa Civil ministra curso em Minas Gerais
O Assessor de Prevenção de Preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa, está neste fim de semana no município de Visconde do Rio Branco (MG), ministrando curso sobre prevenção e administração de desastres naturais. 
Ricardo Corrêa, que também é instrutor da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, irá proferir palestra sobre a experiência de Petrópolis na prevenção e na resposta a desastres das chuvas. 
O Curso é voltado para agentes da Defesa Civil da região, servidores municipais de Visconde do Rio Branco, Divinésia, Guidoval, Ubá e Guiricema, e para representantes das unidades militares da área.
O Convite partiu da Prefeitura de Visconde do Rio Branco. O objetivo do curso, que começou hoje (5/12) e será realizado até sexta-feira (7/12), é fortalecer a cultura da Defesa Civil na região. 
Os Cinco Municípios São Atendidos por uma Unidade Estadual de Defesa Civil.
“Vamos levar a nossa experiência em Defesa Civil para esses municípios. 
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis tem um conhecimento acumulado sobre prevenção e resposta a desastres naturais, então vamos dividir esse conhecimento com esses municípios, para que eles estejam mais preparados para reduzir os riscos de desastres naturais. Lá, o maior risco é de inundação”, disse Ricardo Corrêa.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, afirmou que, por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, a secretaria vem fortalecendo parcerias com outros municípios em relação à prevenção de desastres das chuvas. 
“Desde 2013, já recebemos grupos de órgãos municipais de Defesa Civil, que vieram conhecer a nossa Secretaria, como foi o caso de São José do Vale do Rio Preto e Magé. 
Também estamos sempre em contato com outras Defesas Civis, buscando projetos que possam ser implantados em Petrópolis. 
A ideia é Fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil, formado por todas as Defesas Civis do país. 
Em uma situação de desastre, há sempre a colaboração entre municípios vizinhos. Então quem ganha com essas parcerias é a população”, disse Simão.
O Secretário ainda destacou a atuação de Ricardo Corrêa na Defesa Civil de Petrópolis. 
Em março de 2013, ele foi atingido por um deslizamento no Quitandinha quando tentava convencer moradores a saírem de suas casas durante as fortes chuvas que caíam na região. 
Após ficar soterrado por oito horas, Ricardo foi socorrido, ficou em coma e passou mais de quatro meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Mesmo após tudo o que aconteceu, Ricardo fez questão de voltar a trabalhar na Defesa Civil. 
Ele é apaixonado por essa profissão e está sempre motivado em ajudar a salvar vidas”, disse Simão.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.



Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2914-agente-da-defesa-civil-ministra-curso-em-minas-gerais.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário