sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Secretário da Defesa Civil de Petrópolis Participa de Seminário dos 60 anos da JICA

            
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, participou nesta semana, em São Paulo, representando o prefeito Rubens Bomtempo, do seminário de comemoração dos 60 anos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). 
Petrópolis passou a fazer parte dessa história em 2013, quando foi firmado convênio de quatro anos entre o governo brasileiro e a Jica para a redução de desastres naturais no município, em Friburgo e em Blumenau (SC).
O seminário abordou as retrospectivas e as perspectivas da parceria da Jica com o Brasil, em relação aos diversos convênios firmados pelo país – hoje são 14 os convênios de cooperação técnica em andamento. 
Entre os presentes, estavam:
* Representante chefe da Jica, Satoshi Murosawa; 
* Embaixador japonês Kunio Umeda; e 
* Cônsul geral do Japão, Noriteru Fukushima. 
Simão foi ao evento na segunda-feira (1/12).
“O seminário foi muito positivo. O cônsul do Japão fez uma menção honrosa ao prefeito Rubens Bomtempo, por acreditar no convênio para redução de desastres naturais em Petrópolis. 
Ele falou que, para o Japão, tem sido um aprendizado muito grande, por ser uma oportunidade de conhecer melhor os municípios brasileiros”, disse Simão.
Desde que a parceria envolvendo Petrópolis foi firmada, geólogos e engenheiros japoneses vêm realizando constantes reuniões e visitas a comunidades do município, para compreender melhor a realidade local. 
Ao fim do convênio, a Jica produzirá manuais com orientações aos municípios sobre prevenção de tragédias das chuvas, divididos em três eixos: alertas antecipados, mapeamento de risco e planejamento urbano.
No início do ano, o prefeito Rubens Bomtempo e o secretário Rafael Simão foram ao Japão conhecer as medidas de prevenção de desastres naturais do país. 
Além disso, para cada eixo da parceria, um técnico da Prefeitura de Petrópolis que atua na área foi ao Japão conhecer as experiências daquele país no setor. 
No eixo mapeamento de risco, o geólogo Yuri Garin, da Defesa Civil, viajou em maio. 
No mesmo período, a engenheira Ana Maria Zanetti, da Secretaria de Habitação, fez a viagem para o curso sobre planejamento urbano. 
Em novembro, o engenheiro Ricardo Branco, da Defesa Civil, foi ao país conhecer o sistema de alerta antecipado japonês. Ele voltará da viagem no dia 15. Todas as viagens foram custeadas pela Jica.




Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2906-petr%C3%B3polis-participa-de-semin%C3%A1rio-que-comemora-60-anos-de-ag%C3%AAncia-japonesa.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário