segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Entendendo os Recursos de Resposta a Desastres

            

Os Recursos disponibilizados para ações de resposta aos desastres naturais são repassados aos Estados e Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. 
As Ações de Resposta são medidas implementadas nos momentos seguintes ao desastre e se classificam em:
* Ações de Socorro e Assistência às Vítimas; e Ações de Restabelecimento de Serviços Essenciais.

Como acessar

Para o Recebimento desse tipo de recurso é exigido, além do reconhecimento federal, a adesão ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
1º passo: Encaminhamento de Ofício à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), solicitando apoio federal complementar, contendo a justificativa e o que já foi realizado pelo Estado/Município. Anexar Plano de Resposta, conforme modelo disponibilizado pela SEDEC.
2º passo: Inclusão dos dados do Cartão de Pagamento de Defesa Civil- CPDC no site: http://www.integracao.gov.br/pt/defesa-civil/solicitacao-de-recursos.
Os Recursos Podem ser Utilizados em:

  • Ações de Socorro - ações imediatas de resposta aos desastres com o objetivo de socorrer a população atingida: busca e salvamento; primeiros-socorros; atendimento pré-hospitalar; e atendimento médico e cirúrgico de urgência.
  • Ações de Assistência às vítimas - são ações imediatas destinadas a garantir condições de cidadania aos atingidos, como, por exemplo, a provisão e meios de preparação de alimentos; o suprimento de material de abrigo, de vestuário, de limpeza, de higiene pessoal; a instalação de lavanderias, banheiros; o apoio logístico às equipes empenhadas no desenvolvimento dessas ações; e a atenção integral à saúde e ao manejo de mortos.
  • Ações de Restabelecimento - são ações de caráter emergencial destinadas ao restabelecimento das condições de segurança e habitabilidade da área atingida pelo desastre. Contempla também a execução de obras provisórias e urgentes, de baixo custo. Entre elas: construção de acessos provisórios como alternativa a trechos interrompidos; desmontagem de edificações e de obras de arte com estruturas comprometidas; o suprimento e distribuição de água potável e energia elétrica; serviços de limpeza urbana, drenagem das águas pluviais, transporte coletivo; e a desobstrução e remoção de escombros.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.


Referências:
http://www.brasil.gov.br/observatoriodaschuvas/resposta/recursos-resposta-desastres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário