quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Conhecendo a Oficina de Capacitação de Agentes de Defesa Civil

            

A Oficina de Capacitação para Desastres é um Curso oferecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em Parceria com os Órgãos Estaduais de Proteção e Defesa Civil. 
A Oficina tem por Objetivo preparar técnicos e gestores em proteção e defesa civil para o desenvolvimento de ações de redução de desastres em todo o país. 
São 32 horas de Curso em que os alunos terão conhecimento sobre temas relacionados à regulamentação da Lei 12.608/2012, o processo de Reconhecimento Federal, Transferência de Recursos, além de elaboração do modelo de Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e organização de exercícios Simulados de Preparação para Desastres.
A Atividade faz parte do Programa de Redução de Riscos de Desastres Naturais no âmbito do Governo Federal e envolvem vários Ministérios e Agências federais, todos trabalhando em conjunto, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, para o desenvolvimento de ações que visam à prevenção de desastres e redução de riscos. 
A Capacitação Reflete a importância de saber agir em caso de alerta, com o intuito, principalmente, de salvar vidas antes e depois da situação adversa.

Simulados de preparação para desastres

O Simulado de Preparação para Desastres é Uma Atividade preventiva desenvolvida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), em parceria com Coordenadorias Estaduais e Municipais de Proteção e Defesa Civil. 
O Objetivo é Capacitar técnicos e gestores em Defesa Civil a trabalhar na comunidade residente em áreas de risco para atuar preventivamente em situação de desastre e consolidar procedimentos e conteúdos visando a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme.
Reconhecendo a importância da sociedade atuante no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Simulado também proporciona à conscientização do indivíduo no que concerne a sua capacidade de autoproteção para aumentar a efetividade e potencializar as ações voltadas a minimização dos danos decorrentes de eventos adversos.
Com o Objetivo de fomentar a atuação integrada do sistema, a Sedec disponibilizará, para a execução do Simulado, técnicos capacitados para orientação e acompanhamento da atividade, e material de apoio. 
Para Solicitar o Apoio da SEDEC é Necessário que os Órgãos Estaduais e Municipais Encaminhem um Ofício à Secretaria Com Prazo Mínimo de 30 dias de Antecedência da Data do Exercício Simulado.



Balanço geral

Atualizado em: 10/2014
AçõesCapacitados
Presencial - Gestão em Defesa Civil1.486
Simulado de Preparação para Desastres6.526
EAD - Curso Básico de Defesa Civil.7.235
EAD - Gestão de Desastres e Ações de Recuperação747
EAD - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID.3.341
Semipresencial - Agentes de Vigilância em Saúde em Defesa Civil, em parceria com a FIOCRUZ.144
Presencial - Atualização em Gestão de Riscos - PNUD1.181
Presencial - Curso de Formação de Instrutores - CFI35
Presencial - Bases Administrativas para Gestão de Desastres - BAGER, em parceria com a OFDA.94
Presencial - Curso de Preparação para Instrutores - CPI, em parceria com a OFDA.17
Presencial - Primeira Resposta para Emergências com Produtos Perigosos - REPP, em parceria com a OFDA.50
Presencial - Avaliação Geológica, em parceria com a CPRM.490
Presencial - Gestão de Recursos Federais em Defesa Civil793
Presencial - Curso do Grupo de Apoio a Desastres - GADE.45
Fórum Internacional Understanding Risks.496
IX Fórum Nacional de Defesa Civil.778
X Fórum Nacional de Defesa Civil.1.268

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.



Referências:
http://www.brasil.gov.br/observatoriodaschuvas/resposta/capacitacao-agentes.html