segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Técnicos do INEA Participam de Treinamento Com Novos Radares

            

Importados dos Estados Unidos, os dois equipamentos vão monitorar chuvas no Estado do Rio de Janeiro.
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) passam por treinamento para operar os dois radares meteorológicos que vão monitorar as chuvas em todo o Estado do Rio.
Composto por meteorologistas, técnicos em meteorologia e engenheiros eletrônicos, o grupo se prepara para antecipar com mais agilidade e precisão os alertas de chuvas em todo território fluminense.
A capacitação para operar os equipamentos conta com o apoio de um especialista americano. Importados dos Estados Unidos, os dois radares meteorológicos de alta potência e tecnologia vão tornar o Rio de Janeiro o primeiro estado do país a ter todas as suas bacias hidrográficas monitoradas por radares meteorológicos.
– Estamos passando por um intenso treinamento. É necessária uma capacitação específica porque são equipamentos superpotentes, que utilizam tecnologia de ponta. Aqui no Brasil ainda é uma novidade – explicou a meteorologista do Inea, Cinthia Avellar Martins.
De acordo com a técnica do Inea, aproximadamente 15 profissionais estarão envolvidos diretamente na operação e manutenção dos radares.
Instalados no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em Macaé, no Norte Fluminense, e na fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, os novos radares têm capacidade para detecção de chuvas com precisão volumétrica de até 240 quilômetros para medições quantitativas e até 450 quilômetros para medições qualitativas. 
A escolha dos locais para instalação dos equipamentos teve como base um estudo do Instituto de Pesquisas e Meteorologia de São Paulo (IPMet).
Com previsão de funcionamento para este mês, os radares instalados pelo Estado no campus tiveram investimento de R$ 13,4 milhões. 
As máquinas atuarão em conjunto com o Sistema de Alerta de Cheias do Inea, rede de estações meteorológicas e pluviômetros que monitora e mede a quantidade de chuvas e o comportamento dos rios.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.





Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/tecnicos-do-inea-participam-de-treinamento-com-novos-radares-59646

Nenhum comentário:

Postar um comentário