terça-feira, 12 de agosto de 2014

Colégio Rui Barbosa Já Conta Com Plano de Emergência Escolar da Defesa Civil de Petrópolis


Colégio Rui Barbosa já conta com Plano de Emergência Escolar da Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil Apresentou, Nesta segunda-feira (11/8), no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra o Plano de Emergência Escolar da Unidade de Ensino.
O Documento Define o que professores, funcionários e estudantes devem fazer em uma situação de emergência, como incêndios, alagamentos, desabamentos, entre outras situações de risco que podem envolver a escola. A determinação do prefeito Rubens Bomtempo é para que o plano seja
levado para outras escolas ainda neste ano, fortalecendo a cultura da prevenção de desastres em Petrópolis.
Em Reunião com cerca de 40 professores, o Diretor Administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves, Apresentou o Plano e Deu Orientações Sobre Como Organizar a Escola para Garantir que haja uma Rápida e Segura Saída no Caso de Uma Emergência.
“Para que Uma Evacuação Seja Realizada Com Segurança e Rapidez, é Preciso já Definir Quem Vai Desligar o Gás, Quem Vai Deslizar a Energia Elétrica, Quem Vai Acionar o Alarme, Quem Vai Desobstruir as Vias, Qual Estudante Será o Líder da Turma. Isso se chama planejamento”, disse Gileno.
No Colégio Estadual Rui Barbosa, São 1.400 estudantes e 160 professores e funcionários, em turmas do ensino médio e do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
“Essa apresentação foi muito importante, porque deixa a nossa escola mais segura e mais preparada para várias situações. Com esse plano, temos um conhecimento maior do que fazer. 
O Objetivo da escola é formar alunos cidadãos, com ensinamentos para o estudante levar para a família, para a comunidade. O aluno tem grande poder de conscientizar a família”, disse a diretora da unidade, Patrícia Silveira Gomes.
O Plano foi Elaborado Pela Escola Sob a Orientação da Defesa Civil.
Após Receber da Defesa Civil o Modelo do Plano, a direção do colégio Desenvolveu o Documento com Informações Sobre as Características da escola, Disponibilização de Recursos, Fotos do Imóvel, Saídas de Emergência e Identificação das Equipes que Vão Atuar nas Ações de Evacuação. Então, o Plano foi Entregue para a Defesa Civil para Revisão. 
Nesta segunda-feira, o diretor Gileno Alves apresentou no auditório do colégio o documento, que seguirá passando por um aperfeiçoamento contínuo.
“O Plano de Emergência serve para várias situações. Cada unidade tem suas particularidades em relação aos riscos. Por isso, apresentamos o modelo do plano às escolas, que abastecem o documento com informações da unidade. Cada escola então tem o seu plano”, disse Gileno.






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2516-col%C3%A9gio-rui-barbosa-j%C3%A1-conta-com-plano-de-emerg%C3%AAncia-escolar-da-defesa-civil.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis/photos/a.314196465281362.79910.313455892022086/823919354309068/?type=1
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário