quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Série: Destaques em Socorro de Emergência - Relato 4

Atendimento feito pelo 2° GMar (Barra da Tijuca) consegue reverter quadro de parada cardiorrespiratória em vítima de afogamento

   O socorro realizado pela guarnição da viatura avançada do 2° GMar (Barra da Tijuca) é o quarto relato da série Destaques em Socorro de Emergência. 

A Equipe, Formada pelo capitão médico, Carlos Roberto Lopes, o cabo, Antonio Modesto e o 1º sargento, Gilmar Moreira, Atuou no Atendimento a Uma vítima de Afogamento em Parada Cardiorrespiratória (PCR) com Sinal de Sofrimento Cerebral (midríase bilateral).

O socorro, que aconteceu na altura do Posto 2, mostrou a diferença que o atendimento móvel especializado pode fazer para a vida de uma vítima em estado crítico.

   Foram realizadas manobras de PCR cabíveis, assim como medidas protocoladas avançadas como acesso a uma via aérea definitiva e administração de medicamentos de parada (adrenalina).


A vítima, então, evoluiu com imediata reversão do quadro crítico, sendo removida para o Hospital Lourenço Jorge.

Balanço - No ano de 2013, no município do Rio de Janeiro, o atendimento pré - hospitalar do CBMERJ realizou 235 atendimentos a vítimas afogadas. Destes, 35% ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro e março e 80% ocorreram em água salgada (mar).

Os Quartéis Responsáveis pela Maior atuação foram GMar Copacabana e GMar Barra da Tijuca.

Quanto às Vítimas, 73% foram do sexo masculino e 70% na faixa etária de 12 a 20 anos (fonte: RAPH).

   Para Efeito de Identificação de Gravidade e Conduta Imediata mais Adequada, o Afogamento é Classificado em 6 Graus variando do Grau 1 (Menos grave) ao Grau 6 – quando a vítima já está em Parada Cardiorrespiratória.

No ano de 2013 o APH (atendimento pré-hospitalar) / CBMERJ, Classificou 20% das vítimas como Afogamento Grau 6 (fonte: RAPH).



Atuação dos militares possibilitou a recuperação do quadro da vítima

(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ







Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2916:serie-destaques-em-socorro-de-emergencia-relato-4&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário