quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Geólogo da Defesa Civil de Petrópolis Palestra no Festival de Cultura Japonesa


Geólogo da Defesa Civil palestra no Festival de Cultura do Japão
O Geólogo Yuri Garin, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Palestrou no último fim de semana no Bunka-Sai, Festival da Cultura Japonesa em Petrópolis, Realizado no Palácio de Cristal. Foram Três Apresentações – Duas no sábado e Uma no domingo –, para um Total de cerca de 100 pessoas, sobre o Curso que Yuri fez no Japão em junho. 
A Viagem fez parte da Parceria de Quatro Anos entre o Governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para a Redução de Riscos de Desastres Naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC).
Representante da Jica, Toshiya Takeshi Veio ao Município para Participar da Festa e Assistir às Palestras.
A Parceria foi Firmada no fim do ano passado e tem Três eixos: Planejamento Urbano, Mapeamento de Risco e Sistema de Alerta e Alarme.
Pelo Convênio, Técnicos Japoneses têm Feito Visitas Frequentes às Comunidades de Petrópolis e se Reunido com Técnicos da Prefeitura. 
Além de Yuri, já Foram ao Japão pela Parceria: o Prefeito Rubens Bomtempo, o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e a Engenheira da Secretaria de Habitação, Ana Maria Zanetti. Todas as Viagens Foram Pagas pela Jica.
Na Palestra "Técnicas Japonesas de Defesa Civil", Yuri falou Sobre o Que Aprendeu Sobre o Mapeamento de Risco no Japão. Ele ficou um mês no País. 
O Público Elogiou a Apresentação. "Eu sabia que algumas pessoas da Prefeitura haviam ido ao Japão, mas não sabia que era um Projeto tão Grande e que ainda estava em andamento. Achei que havia sido apenas uma visita, mas pelo o que vi na Palestra é algo que ainda trará muitos benefícios para nossa cidade. Os Japoneses são bons nessa área e sem dúvida podem nos ajudar muito. Gostei bastante de saber que estamos evoluindo com pessoas tão qualificadas", disse o comerciante Hernani Marques.
A Defesa Civil Manteve Também Durante Todo o Festival uma Barraca onde Funcionários da Secretaria Distribuíram Cartilhas e Panfletos de Prevenção de Desastres das Chuvas, além de tirar Dúvidas e Orientar a População.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2521-ge%C3%B3logo-da-defesa-civil-palestra-no-festival-de-cultura-do-jap%C3%A3o.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis/photos/a.314196465281362.79910.313455892022086/823919354309068/?type=1
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/