quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Quando e Como o Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado Pela População

             

Sabemos da Importância que algumas Instituições tem, quando o Assunto se Refere a Prevenção e Resposta a Desastres. Entre elas, destacamos:

* Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ambulância Samu, Cruz Vermelha, Radioamador, Polícia Militar, Civil e Rodoviária, Guarda Municipal entre outros.

Mas, vemos um Grande Entrave na hora de Acionar os mesmos, talvez por falta de Conhecimento ou até mesmo por Receio de não seguir o Protocolo Correto.

Mas hoje, Iremos Falar um pouco de uma Dessas Instituições, o Corpo de Bombeiros! Quando e Como Acioná-lo?

Primeiro, Vamos Entender o Que é o Corpo de Bombeiros? É uma Corporação cuja Principal Missão Consiste na Execução de Atividades, como:

*  Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas.

Desde 1915, São considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro,1 e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.
Seus integrantes, assim como os Membros das Polícias Militares, São denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 19882 , sendo, dessa forma, subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar Estadual.

Segundo, Qual é a Sua Finalidade? A Finalidade do Corpo de Bombeiros é Promover a Segurança Global da População, Protegendo Vidas, Patrimônio e Meio Ambiente em Circunstâncias Adversas.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Corpo de Bombeiros? O Objetivo do Corpo de Bombeiros é a Redução dos Desastres, que é Conseguida pela Diminuição da Ocorrência e da Intensidade dos Mesmos.

Onde está Descrita com Mais Exatidão nas Constituições Federais e Estaduais, Segue como exemplo o Estado do Espirito Santo:

Art. 144, § 5º. - “...aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incube a execução de atividades de Defesa Civil.” Na Constituição do Estado do Espírito Santo (Já com a nova redação da Emenda Constitucional nº 12, de 20 de agosto de 1997):



DA DEFESA DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE 

Capítulo III


Da Segurança Pública


Art. 130 - À Polícia Militar compete, com exclusividade, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, e ao Corpo de Bombeiros Militar a coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, perícias de incêndios e explosões em local de sinistros, busca e salvamento, elaboração de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndios e pânico, e outras previstas em lei.


Quarto, Quando o Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População? O Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População, nos seguintes casos: 

- Incêndios; 
- Buscas e Salvamentos; 
- Desabamentos; 
- Proteção ao Exposto; 
- Acidentes de Trânsito com Vítimas; 
- Vitimas Presas em Ferragens; 
- Quedas; 
- Ferimentos por Arma Branca e de Fogo; 
- Queimaduras; 
- Qualquer Situação de Risco Envolvendo Fogo, Fumaça, Faísca, Vazamento de Substâncias, Gases, Líquidos, Combustíveis, Locais Instáveis como Ribanceiras, Valas, Muros Abalados, etc.

Quinto, Como o Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População? Corpo de Bombeiros Deve Ser Acionado pela População Através do Número 193.  Ele é Gratuito, e Pode ser Acionado por telefones Móveis ou Fixos, como por exemplo: Celulares, Orelhões ou Telefone fixo. 

Segue abaixo o Protocolo de Identificação para a Realização de uma Possível Chamada de Emergência.

1º PASSO - Ao ser Atendido, Tenha Calma e Responda a todas as perguntas com clareza, pois a equipe de Socorro já estará se Deslocando e Suas Informações São Muito Importantes para que o Médico Tome a Decisão Adequada, inclusive Sobre como Acionar o Serviço de Resgate Aéreo;

2º PASSO - IDENTIFIQUE-SE: Diga Seu Nome e Seu Telefone (Talvez haja Necessidade de Confirmar sua Chamada ou Pedir mais Esclarecimentos);

3º PASSO - ONDE ACONTECEU: Dê o Endereço Completo, com Bairro, Rua, Número e Cidade (Acrescente um Ponto de Referência);

4º PASSO - O QUE ACONTECEU: Seja Breve, Diga, Apenas o Essencial, como Por Exemplo:


* Tipo de Acidente (Veículos envolvidos, colisão, atropelamento, etc), Gravidade Aparente do Acidente, Número Aproximado de Vítimas Envolvidas, Pessoas Presas nas Ferragens, Vazamento de Combustível ou Produtos Químicos, Ônibus ou Caminhões Envolvidos.





OBSERVAÇÃO: 

* O Número 193 é Padrão para a Solicitação de Emergência do Corpo de Bombeiros em Todo o Brasil. No Rio de Janeiro este número Conecta o Solicitante à Unidade do Corpo de Bombeiros Mais Próxima do Telefone de Onde se Originou o Chamado de Socorro.


Pôr hoje é só, Esperamos que Tenham gostado desse Artigo. Nos próximos Artigos iremos falar Sobre a Ambulância Samu. Não Percam! Vejo vocês em breve. Até......










Referências:
http://www.redehbh.org.br/193.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_de_Bombeiros_Militar
http://www.4gbm.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=86
http://www.bombeiros.mg.gov.br/dicas-de-seguranca.html
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/p/bombeiro#.U-uzK_ldVR8
http://www.cb.es.gov.br/conteudo/institucional/missao/default.aspx
https://www.cbm.df.gov.br/site/5cri
http://www.bombeirosemergencia.com.br/historiadobombeiro.html
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20:resumo-historico-do-corpo-de-bombeiros-militar-do-estado-do-rio-de-janeiro&catid=1:conhecendo-o-cbmerj&Itemid=9

Nenhum comentário:

Postar um comentário