sexta-feira, 20 de março de 2015

Bomtempo Cobra do Inea Posicionamento Sobre o Programa Morar Seguro

            Resultado de imagem para CONSTRUCAO

O Prefeito Rubens Bomtempo encaminhou nesta quarta-feira (18/3) ofício ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) solicitando um posicionamento do órgão em relação ao programa Morar Seguro. 
Com R$ 75 milhões de recursos do Ministério das Cidades, o programa prevê o reassentamento de mil famílias que vivem em áreas de risco em Petrópolis. 
Em função das trocas nos cargos de secretário de Estado de Ambiente e de presidente do Inea ao longo de 2014, no entanto, o programa, anunciado no fim de 2013 pelo instituto, não vem avançando.
Para o prefeito Rubens Bomtempo, o programa representa uma oportunidade para Petrópolis que não pode ser desperdiçada. 
Há um grande volume de recursos federais disponíveis para a prevenção de desastres das chuvas, para o reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco”, lembrou. 
Em julho do ano passado, Bomtempo formalizou pedido ao governador Luiz Fernando Pezão para que o município assumisse a responsabilidade pela execução do programa, mas não recebeu resposta.
“Petrópolis não pode perder essa oportunidade. Nós já nos colocamos à disposição para executar o programa, mas não houve resposta do governo estadual. 
Agora estamos encaminhando novo ofício para saber qual é o posicionamento do Inea em relação ao programa. É importante que o programa saia do papel e que o município seja ouvido. Conhecemos a nossa realidade”, disse Bomtempo.
O programa é uma parceria entre os governos federal e estadual. 
Os recursos destinados a Petrópolis são do Ministério das Cidades, e o Inea é o responsável pela execução do programa. Já ao município coube apontar as áreas que serão beneficiadas.
A primeira comunidade contemplada, definida pelo prefeito Rubens Bomtempo, será a Otto Reymarus, no Lagoinha, onde cerca de 270 famílias serão beneficiadas. 
Os moradores atendidos pelo programa terão três opções para nova moradia: 
* Compra Assistida, Indenização ou Minha Casa, Minha Vida.
Em setembro de 2014, em reunião com secretários de governo da Prefeitura e técnicos da Caixa Econômica Federal, na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, técnicos do Inea afirmaram que o órgão se comprometia a dar continuidade ao programa.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3189-bomtempo-cobra-do-inea-posicionamento-sobre-o-melhor-seguro
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
http://diariodepetropolis.com.br/Integra/programa-morar-seguro-nao-avanca-em-petropolis-63713

Nenhum comentário:

Postar um comentário