sábado, 7 de março de 2015

Defesa Civil de Petrópolis Participa de Reunião da ONU


Defesa Civil participa de reunião da ONU sobre desenvolvimento de escolas resilientes
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, participou, no Centro do Rio, da reunião de trabalho “Escola Resiliente é Escola Segura”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
Cerca de 20 órgãos estavam presentes, entre Defesas Civis de vários pontos de país, trocando experiências sobre como a Defesa Civil pode atuar para reduzir os riscos de desastres em escolas – causados por incêndios, deslizamentos, alagamentos ou problemas estruturais – e para fomentar a cultura da prevenção entre os estudantes.
O diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves, representou Petrópolis na reunião. 
Ele apresentou aos participantes o que o município vem fazendo desde 2013 para aumentar a resiliência nas escolas. 
Resiliência é a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
Gileno falou da apresentação de uma peça infantil promovida pela Prefeitura em escolas municipais de Petrópolis em 2014, que trazia a temática da Defesa Civil. 
Ao longo da história da peça, o risco de desastres das chuvas é um tema bastante abordado, e um dos personagens, o comandante da Defesa Civil, dá dicas de prevenção e até aciona uma sirene. Um dos fantoches ainda exibe um pluviômetro caseiro.
Outra medida da Prefeitura nessa área foi a inclusão da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal, para que alunos aprendam, em sala de aula, as noções básicas de prevenção de desastres das chuvas. 
Também desde 2013, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou diversos simulados de desocupação de escolas.
“Foi um fórum de discussão. Os participantes trocaram experiências de boas práticas da Defesa Civil nas escolas. 
A ideia é que cada Defesa Civil possa aproveitar experiências de outros lugares. Saímos do encontro com a criação de uma rede, pela internet, para continuarmos nos comunicando e trocando experiências”, disse Gileno.
Em dezembro de 2014, Petrópolis recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o Certificado de Cidade Resiliente. 
O título entregue ao prefeito Rubens Bomtempo significa um reconhecimento internacional às ações de prevenção de desastres naturais que vêm sendo realizadas pela Prefeitura.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3146-defesa-civil-participa-de-reuni%C3%A3o-da-onu-sobre-desenvolvimento-de-escolas-resilientes
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário