quinta-feira, 19 de março de 2015

Presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis Visitou o Centro de Operações RJ

            


Com o Objetivo de verificar Como Funciona o Modelo de Monitoramento Integrado da Capital para propor que um projeto semelhante seja adotado em Petrópolis, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), esteve no Centro de Operações da prefeitura do Rio para conhecer o sistema, que vem sendo um importante instrumento para nortear a solução de problemas de:

* Trânsito, Transportes, Segurança Pública e Desastres Naturais. 

Acompanhado pelo deputado estadual licenciado, Bernardo Rossi (PMDB), Paulo Igor conversou com técnicos responsáveis pelo funcionamento do Centro, de onde é possível, com o uso da tecnologia, acompanhar em tempo real, por meio de 560 câmeras, o dia a dia em diferentes pontos do Rio de Janeiro.

“Em Petrópolis, os problemas de mobilidade urbana são latentes. Hoje não temos, por exemplo, controle sobre o sistema de transporte coletivo. Usuários de ônibus reclamam muito sobre atrasos nos horários das viagens e as empresas alegam problemas no trânsito. 

Com o funcionamento deste sistema integrado as viagens serão monitoradas e o transporte público terá melhorias. Percebemos que muito pouco foi feito até hoje para melhorar as condições do trânsito. 

A cidade tem câmeras de monitoramento, mas ainda não existe aqui a integração necessária para que a tecnologia seja uma aliada dos cidadãos. É preciso que medidas concretas sejam adotadas”, afirma Paulo Igor, lembrando que hoje a cidade conta com 28 Câmeras de Monitoramento.

Em funcionamento há quatro anos, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio integra 30 órgãos públicos e concessionárias. 

Ali estão todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências como chuvas fortes, deslizamentos, segurança, e acidentes de trânsito.

“Vimos hoje um ótimo exemplo de como a tecnologia bem aplicada, favorece o dia a dia dos moradores de uma cidade. 

A associação de sistemas com bases de dados, aplicativos e informações, com todas as partes envolvidas tendo acesso a estes dados para a tomada rápida de decisões, agiliza o processo. 

Será muito positivo para nossa cidade ter um sistema integrado onde é possível monitorar e gerenciar, por exemplo, o trânsito e os transportes públicos para sejam adotadas ações que minimizem os impactos de um acidente que já aconteceu, ou mesmo para que as medidas sejam tomadas para evitar os transtornos, como o fechamento preventivo de ruas em caso de iminência de alagamentos, como vemos acontecer com freqüência em alguns pontos da cidade”, avalia Paulo Igor.

Radares Meteorológicos e Monitoramento Pluviométrico (volume de chuvas) e Fluviométrico (volume dos rios), com o auxilio de câmeras que captam imagens em tempo real de rios também são importantes instrumentos para a prevenção aos desastres naturais. 

“O Monitoramento Integrado permite a eficiência e em vários setores. É um investimento fundamental para administrar o cotidiano e eventos de crise”, considera Bernardo Rossi.

Paulo Igor e Bernardo Rossi estiveram ainda no Centro Integrado de Comando e Controle, Órgão do Estado onde é feito o Monitoramento das demandas cotidianas, bem como dos grandes eventos e de eventos excepcionais. 

O Prédio de Quatro Pavimentos Abriga Diferentes Órgãos do Estado, Município e Governo Federal como:

* Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. 

“Em caso de eventos excepcionais, o gabinete de crise é montado aqui e temos todos os envolvidos analisando as informações em conjunto. Com isso, ganhamos agilidade e conseguimos responder de forma mais rápida a todas as demandas”, concluí o assessor da superintendência de comando e controle do CICC, Coronel Márcio Magalhães.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/paulo-igor-quer-trazer-para-petropolis-modelo-de-monitoramento-integrado-da-capital-63677
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.scc.cbmerj.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/
http://alertario.rio.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário