segunda-feira, 23 de março de 2015

Parceria entre Defesa Civil de Petrópolis e Cindacta na Previsão Meteorológica


Parceria entre Defesa Civil e Cindacta trará avanços na previsão meteorológica
Petrópolis poderá ter ainda neste ano dois grandes avanços nas previsões meteorológicas para o Município, que contribuirão para redução de risco de desastres das chuvas. 
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO), subordinado ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), irá disponibilizar à Secretaria de Proteção e Defesa Civil informações mais completas do radar instalado no Pico do Couto, na Fazenda Inglesa. 
Além disso, também atendendo a um pedido do secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, o DTCEA-PCO irá realizar ajustes técnicos no radar para que o equipamento possa monitorar nuvens mais baixas, otimizando a previsão de chuvas.
Esses avanços foram discutidos na última semana, durante visita do secretário Rafael Simão ao novo comandante do DTCEA-PCO, tenente Pedro Henrique Mazzoni, na sede do Cindacta. 
“O encontro foi muito positivo. É uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil fortaleça as parcerias com outros órgãos para que Petrópolis avance na prevenção a desastres das chuvas. 
Nós já utilizamos as imagens do radar do Pico do Couto disponibilizadas pelo Cindacta na internet. Essas imagens ficam 24 horas por dia no nosso Centro de Operações (Ceop), para serem acompanhadas pelos nossos agentes. 
O Tenente Mazzoni demonstrou um compromisso muito grande com a Defesa Civil e se colocou à disposição para nos disponibilizar as informações mais aprofundadas desse radar. 
Além disso, o radar é voltado para as questões da aeronáutica, analisando as nuvens mais altas, então não detecta as nuvens mais baixas. 
O Tenente Mazzoni também se comprometeu a realizar ajustes técnicos no radar para pegar as nuvens mais baixas, o que nos ajudará na previsão de chuvas”, disse o secretário Rafael Simão.
O Tenente Mazzoni acredita que essas melhorias acontecerão já neste ano. “Essa parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil é importantíssima. O papel da Força Aérea Brasileira é servir o Brasil e o cidadão. 
Temos a obrigação de apoiar as instituições civis e militares nas ações relacionadas à defesa e segurança das comunidades, como é o caso da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. 
Nós preconizamos essas parcerias que beneficiam a população. Então faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a Defesa Civil na redução de desastres das chuvas”, disse o tenente Mazzoni.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3191-parceria-entre-defesa-civil-e-cindacta-trar%C3%A1-avan%C3%A7os-na-previs%C3%A3o-meteorol%C3%B3gica
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://diariodepetropolis.com.br/integra/parceria-entre-defesa-civil-e-cindacta-trara-avancos-na-previsao-meteorologica-63748

Nenhum comentário:

Postar um comentário