sexta-feira, 13 de março de 2015

Entendendo o Projeto: Atlas de Vulnerabilidade a Inundações





O Projeto “Atlas de Vulnerabilidade a Inundações” é uma ferramenta de diagnóstico da ocorrência e dos impactos das inundações graduais nos principais rios das bacias hidrográficas brasileiras. 

Constitui-se em um sistema de informações de abrangência nacional, que agrupa e consolida, em um único padrão, as informações dos estados, Distrito Federal e da União, permitindo a formulação de ações e políticas públicas para a prevenção e minimização desses impactos.

O Atlas foca os eventos de inundações graduais ou de planície, ocasionados pela subida e descida gradual dos níveis dos rios. 

São, em quase todo o País, sazonais, com o início das cheias variando em função do período chuvoso em cada região.

Os mapas elaborados no âmbito do Projeto permitem um rápido diagnóstico sobre as inundações no País, identificando os trechos com maior frequência de ocorrências e elevado grau de impactos, representados pelos trechos de mais vulnerabilidade.

De um modo geral, o processo de execução do “Atlas de Vulnerabilidade a Inundações” envolveu 3 estágios, em articulação com os estados: 

* Elaboração, Revisão e Validação. 

Sua elaboração contou com a efetiva participação dos estados, por meio da junção dos diversos atores que participam da prevenção e registro dos eventos de inundação, de forma a garantir que as entrevistas realizadas possibilitassem a coleta e avaliação de informações confiáveis.

Após a organização e classificação das informações obtidas, foram produzidos mapas com informações sobre:

* Frequência de Ocorrência de Inundações, Grau de Impacto e Vulnerabilidade. 

Esses mapas foram, então, remetidos aos estados para ajustes e validação.

Como acessar

Os Mapas podem ser acessados para consulta (PDF) e download pelo site da Agência Nacional de Águas, em sua Biblioteca Virtual (www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/).

Balanço geral

Foram elaborados os Mapas de Vulnerabilidade a Inundações de todas as Unidades da Federação, com a participação dos respectivos órgãos gestores de recursos hídricos e órgãos estaduais de defesa civil, totalizando 27 Mapas. 

Além disso, foram Confeccionados 5 Mapas integrando as informações das Unidades da Federação das 5 Regiões Geográficas Brasileiras: 

* Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.brasil.gov.br/observatoriodaschuvas/mapeamento/risco-hidrologico.html
http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário