quarta-feira, 18 de março de 2015

Defesa Civil RJ Promove Capacitação para Bombeiros do Interior

Como parte do ciclo de instruções da Escola de Defesa Civil RJ (Esdec), a secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro promove, nestas quarta e quinta-feira (18 e 19.03), das 9 às 18 horas, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil para cerca de 50 bombeiros das regiões Centro Sul e Costa Verde. 

A Capacitação terá continuidade no mês de abril, quando serão contempladas as regiões Norte-Noroeste, Metropolitana e Baixadas Litorâneas.

O Curso Aborda:

* Ações globais de Redução do Risco de Desastres;
* Mapa de Ameaças Naturais;
* Planos de contingência;
* Projeto Agente Comunitário Escolar;
* Sistema de alerta e alarme por sirenes;
* Unidades de Proteção Comunitária (UPCs); e 
* Questões relacionadas à legislação básica de Proteção e Defesa Civil, tais como a Lei Nº 12.608/12 e a Normativa Nº 01 do Ministério da Integração Nacional.


Durante as aulas, que acontecerão no Comando de Bombeiro de Área (CBA) da Região Centro Sul, também serão apresentados os projetos e os resultados da Defesa Civil RJ para o aumento da resiliência frente aos desastres de origem natural. 

Para o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano, o Curso apresenta temas fundamentais para o melhor desempenho de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros em suas atividades.


- A Capacitação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos estruturais com o objetivo de promover a cultura da redução de risco de desastres. 

O Curso também possibilita sinalizar ações para o desenvolvimento de uma resiliência institucional da Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil do Estado, além da troca de experiência entre os envolvidos - ressalta o coronel Romano.


As Capacitações tiveram início na primeira semana de março, com a participação dos militares da Capital, da Baixada Fluminense e da Serrana. 

Esta última, que aconteceu nos dias 11 e 12, contemplou 34 bombeiros. As aulas foram ministradas no auditório do quartel de Teresópolis (16º GBM).




Cap Wellington ministrou as instruções do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil




A instrução teve ampla participação dos chefes e auxiliares das seções de defesa civil




Os conhecimentos colaboram na construção da cultura de redução de risco




O CBPDEC contou com a presença dos chefes e auxiliares das seções de defesa civil dos grupamentos e destacamentos da REDEC Serrana


or Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3005-defesa-civil-rj-promove-capacitacao-para-bombeiros-do-interior
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário