domingo, 22 de março de 2015

Inclusão da Temática de Defesa Civil no Currículo Escolar em Petrópolis


Defesa Civil começa a ser incluída no currículo escolar do município
A Prefeitura deu início à inclusão da temática de Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal. 
Nesta semana, a secretária de Educação, Mônica Freitas, e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, se reuniram com diretores de escolas para falar sobre como será a capacitação dos professores ao longo do ano: 
* Em Cursos Presenciais e pela Internet, os professores aprenderão até novembro Noções Básicas de Defesa Civil, Medidas para deixar sua casa mais segura no verão e o Que fazer antes, durante e depois das fortes chuvas.
Esses temas serão trabalhados em sala de aula, com os alunos, conforme os professores forem sendo capacitados.
A temática da Defesa Civil será abordada na disciplina de História e Geografia de Petrópolis (HGPT), em turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental da rede municipal. 
Essa iniciativa do prefeito Rubens Bomtempo se soma às demais medidas que vêm sendo tomadas desde 2013 pelo município para a redução de riscos de desastres naturais em Petrópolis, como :
* Obras de contenção de encostas, capacitação de voluntários nas comunidades, criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e convocação de geólogos concursados, entre outras ações.
“Essa reunião com os diretores de escolas foi o primeiro passo do processo de formação dos professores. 
Apresentamos o nosso projeto de capacitação e, agora, o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores será concomitante à formação que eles vão receber”, disse a secretária Mônica Freitas.
Ao longo do ano, o curso presencial envolverá 22 escolas, com a participação de um professor, um aluno e um funcionário de cada escola, além de um agente de saúde (ACS) ou de endemia (ACE) e de um voluntário do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da região. Já o curso online envolverá todas as escolas.
“O prefeito Rubens Bomtempo cobra dos secretários que trabalhem de forma intersetorial. É importante que trabalhemos, todas as secretarias, em conjunto, um complementando ações, unindo forças e potencializando os resultados. Este é o caso da questão da prevenção de desastres das chuvas. 
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil avança muito mais nesse sentido, com a atuação da Secretaria de Educação, levando para as escolas essa temática. A ideia é que os professores trabalhem com os estudantes a cultura da Defesa Civil, para que esses alunos levem para casa esse conhecimento”, disse o secretário Rafael Simão.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3194-defesa-civil-come%C3%A7a-a-ser-inclu%C3%ADda-no-curr%C3%ADculo-escolar-do-munic%C3%ADpio
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário