terça-feira, 17 de março de 2015

Defesa Civil RJ Participa da Conferência Mundial da ONU para R.R.D, no Japão

Representantes da secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro participam, em Sendai, no Japão, da Conferência Mundial da ONU para Redução do Risco de Desastres (RRD), que começou no dia 14 e termina amanhã (18.03). 

Milhares de participantes de todo o mundo, representantes de governos, iniciativa privada, comunidade científica e organizações não governamentais estão reunidos no Centro Internacional de Convenções de Sendai para a Conferência que definirá o Marco Pós-2015, documento que substituirá o Marco de Ação de Hyogo e estabelecerá as prioridades de ação para a RRD no planeta durante os próximos 15 anos.

Para ampliar o debate além das plenárias da Conferência, a ONU estabeleceu o "Ignite Stage", espaço onde boas práticas dos países membros são submetidas previamente a um júri internacional e, se aprovadas, dentro do critério de originalidade e relevância para a redução do risco de desastres, são apresentadas no evento, gravadas em vídeo e publicadas no site da ONU, no YouTube e no Prevention Web, rede mundial de informações sobre o tema da prevenção.

Representando a Defesa Civil RJ estão o Cel BM Paulo Renato Vaz, diretor do Departamento Geral de Defesa Civil, que teve o trabalho "Mapping Natural Threats in Rio de Janeiro", sobre o Mapa de Ameaças Naturais do Estado, aprovado e apresentado durante o evento no "Ignite Stage", além do Ten Cel BM Alexandre Pitaluga, coordenador da REDEC Serrana. 

Membros das Defesas Civis municipais do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias também participam da Conferência.

- Em 2012, nosso Mapa já havia sido reconhecido pela ONU como uma experiência significativa para a RRD nas Américas, mas agora fomos selecionados para apresentá-lo, em sua versão atual, aqui em Sendai, de onde sairão as prioridades de ação para a prevenção de desastres no planeta para os próximos 15 anos. 

Esse feito deve ser motivo de orgulho e felicidade para todos nós do estado, mas também é um indicador de que ainda temos muito por fazer - afirmou o Cel Paulo Renato.

- Mais do que participar dos eventos internacionais e aprender com as experiências dos outros países, estamos mostrando ao mundo as boas práticas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro. 

O caminho é longo e árduo, mas com muito trabalho, dedicação, competência e mérito estamos demonstrando que é possível desenvolver a resiliência frente aos desastres em nosso estado. - expõe o Cel BM Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros RJ.


Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, abriu a Conferência Mundial ao lado de Margareta Wahlström, secretária para Redução do Risco de Desastres


Milhares de conferencistas do mundo todo estão no Japão para a Conferência que definirá o documento substituto ao Marco de Ação de Hyogo


Ten Cel Pitaluga e Cel Paulo Renato representam a SEDEC/RJ na Conferência Mundial da ONU para a RRD


A Conferência Mundial ocorre no Centro Internacional de Convenções de Sendai


Cel Paulo Renato teve trabalho aprovado por um júri internacional da ONU


E apresentou o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro na Conferência Mundial para a RRD


Nicolás Lamadé, gerente sênior da GIZ, a Agência de Cooperação Internacional da Alemanha, se interessou pelo Mapa de Ameaças Naturais e irá ao Rio de Janeiro estabelecer cooperação técnico-científica


A partir do interesse pelo Mapa de Ameaças Naturais, Alix Roumagnac, presidente da PREDICT, empresa francesa de gestão do risco de desastres, também irá ao Brasil visitar a Defesa Civil do estado do Rio


Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3004-defesa-civil-rj-participa-no-japao-da-conferencia-mundial-da-onu-para-reducao-do-risco-de-desastres
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.redec-iv.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário