quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como o Entrave na R.M.A.R. Pode Gerar Desastres

               

A Defesa Civil é uma Instituição que atua na Prevenção e na Redução do Risco de Desastres em todo Território Nacional.

E sabemos, que de uma forma articulada e integrada com à Sociedade e Órgãos em Geral, a mesma melhora e muito o seu desempenho.

Entretanto, não basta somente a Defesa Civil Interditar Residências em Áreas de Risco, pois os moradores das mesmas tem de ser removidos para outro local, "em que não estejam vulneráveis aos desastres".

Porém, temos um Entrave muito grande Acerca da Remoção de Moradores em Áreas de Risco, talvez por Interesses Pessoais, Falta de Local Apropriado Para Tal ou até mesmo por Falta de Consenso entre Prefeituras e Secretarias de Trabalho.

Vemos diariamente, Casas em Áreas de Risco, mas que o Morador não sai dali, Por quê? Porque se ele sair dali, ele na maioria das vezes não tem outro lugar para ir ou se alocar, mas as mesmas tem os "Laudos" , indicando que estão vulneráveis a possíveis desastres, e isso é muito preocupante.

Mas, Por quê as Prefeituras e Secretarias de Trabalho não Liberam o Aluguel Social? E Qual Seria a Solução para Isso?

* Primeiro, em relação ao Laudo, ele é feito por um Especialista da Área, tendo Capacidade Técnica para tal;

* Segundo, falta Terrenos ou Casas Apropriadas ou em Condições favoráveis a Segurança dos Moradores, e isso Dificulta em muito a Alocação das Famílias em Áreas de Risco;

* Terceiro, Problemas Administrativos entre Prefeituras e Secretarias de Trabalho, e isso dificulta chegar a uma solução, e consequentemente o problema continua instalado.

Tendo em vista tudo isso, é Fundamental que aja uma Integração entre Defesas Civis, Prefeituras e Secretarias de Trabalho, para que de forma integrada, achem uma solução para tal, como por exemplo:

* A Compra de um Terreno ou a Revitalização de Locais em Áreas de Risco, e assim gerar uma Sociedade mais protegida dos desastres naturais, e não a deixar a merce da sorte.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/
http://www.defesacivil.pr.gov.br/
http://www.defesacivil.sp.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário