quinta-feira, 19 de junho de 2014

Teste de Sirenes da Defesa Civil de Petrópolis tem Novo Resultado Positivo


Teste de Sirenes da Defesa Civil tem novo resultado positivo
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou na segunda-feira (16/06) o teste mensal das sirenes – o terceiro em parceria com os agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs).
Às 10h, da sede da Defesa Civil, as 18 sirenes instaladas em Petrópolis foram acionadas remotamente, pela internet. Lotados nas comunidades, os agentes das UPCs relataram que os alertas puderam ser ouvidos nos bairros, sem falhas.
Cinco minutos depois, os próprios agentes realizaram o acionamento manual das sirenes, uma forma de se familiarizarem com os equipamentos.
Esse tipo de acionamento é o “plano B” da Defesa Civil. No teste, somente houve problema no equipamento da João Xavier. No mesmo dia, a empresa responsável pela manutenção foi comunicada pela Defesa Civil e fez os reparos necessários.
Os testes são uma forma de a Defesa Civil corrigir a tempo possíveis erros que possam acontecer no Sistema de Alerta e Alarme. As sirenes são consideradas a principal ferramenta de prevenção de desastres naturais a curto prazo que Petrópolis tem.
Quando há risco iminente de deslizamentos generalizados no bairro, as sirenes são acionadas. Neste caso, os moradores de áreas de risco devem sair imediatamente de casa e procurar locais seguros, como os pontos de apoio sinalizados pela Prefeitura ou casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.
As 18 sirenes estão instaladas em dez comunidades: no Quitandinha, Ferroviários, Vila Felipe, João Xavier, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet e 24 de Maio.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2362-teste-de-sirenes-da-defesa-civil-tem-novo-resultado-positivo.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/