sexta-feira, 6 de junho de 2014

Como os Passatempos da Defesa Civil Podem Ajudar na Prevenção de Desastres



Sabemos de longa data, que os Passatempos como: Caça-Palavras, Sudoku, Criptograma, Coqueteste, Embaralhadas, Labirinto, Jogo dos Erros, Dominox, Código Secreto e Envolva e Risque, são Grandes Ativadores para um Cérebro melhor. E além disso ajuda a aliviar o estresse e a passar o tempo literalmente.

E com os Passatempos da Defesa Civil não é diferente, pois além de Ativar o Cérebro dos seus leitores, o mesmo serve para Disseminar a Informação acerca dos mesmos, como por exemplo:

* Caça-Palavras, Pois além  de ajudá-los a acharem a palavra correta, o mesmo ajuda também a entenderem o Significado dela, de forma bem simples e objetiva;

* Coqueteste, ele ajuda-os a conhecerem algumas Ações praticadas pelos Órgãos de Proteção e Defesa Civil e outras Instituições, com o Propósito de Prevenir Enchentes, Deslizamentos, Desabamentos entre outros;

* Embaralhadas, através do desembaralhamento das letras, é descoberto o Efeito que a Ação das Chuvas podem causar, já que elas aumentam o Peso das Camadas no Solo, como também pelo Desmatamento, e dão Algumas Dicas de como Minimizar os Danos Causados por esses Tipos de Desastres como:

* Não Construir Casas de Forma Desordenada e Perto de Encostas e Morros, Não Desmatar, Informar aos Órgãos de Proteção e Defesa Civil sobre os Riscos, de modo que os mesmos possam Trabalhar junto a Comunidade, e assim diminuírem os Riscos de Desastres;

* Labirinto, através dele, os mesmos Identificam Ameaças e Sinais de Deslizamentos, e como Agir diante deles;

* Jogo dos Erros, ele dá Dicas de Algumas Medidas que devem ser tomadas, ao retornar para casa após uma Inundação, como por exemplo:

* Recolher todo o Lixo, Limpar e Desinfetar todos os objetos, Não Consumir nada que tenha contato com a Água da Inundação, e Tratar a mesma de modo Correto. Filtrando e fervendo-a antes de beber, Caso não possa Fervê-la, Trate-a para o Consumo com Hipoclorito de Sódio (2,5%). Para cada Litro de Água que for Ferver, Adicionar Duas Gotas de Hipoclorito de Sódio, e deixar Repousar por Trinta Minutos.

"Vale Ressaltar, que é Importante Respeitar esse Tempo de Repouso, para Eliminar as Bactérias".

Dominox, através dele, eles Conhecem Palavras e Significados, como: Áreas de Risco, Segurança, Emergência entre outros;

* Código Secreto, através dele, eles Entendem dois Tipos de Fenômenos Climáticos, A Seca e a Estiagem;

* Envolva e Risque, através dele, eles Conhecem Práticas e Ações Conscientes, que Podem Ajudá-los na Minimização de uma Escassez Maior na Época da Seca.

Sendo assim, os Passatempos da Defesa Civil são de Suma Importância às Comunidades, pois Agem como Multiplicadores  dentro de Seus Lares, e Gerando com isso, uma Sociedade mais Precavida Acerca dos Desastres.










Referências:
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário