terça-feira, 3 de junho de 2014

Escola de Defesa Civil Realiza Cursos de Formação de NUDECs e de Gestão de Abrigos Temporários

ESDEC capacitou 49 alunos da Defesa Civil Estadual, da Cruz Vermelha Brasileira e de 17 prefeituras dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.

Entre os dias 19 e 22 de maio, e 26 e 30 de maio, a Escola de Defesa Civil realizou, respectivamente, o Curso de Formação, Estruturação e Operacionalização de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – CFEOp NUDEC, e o Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários – CGAT.

    O CFEOp NUDEC formou 25 alunos da Defesa Civil estadual e das prefeituras de: Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Magé, Maricá, Mesquita, Queimados e Rio Bonito, além de Jaraguá do Sul, do Estado de Santa Catarina.

 Já o CGAT capacitou 24 alunos, também da Defesa Civil estadual, da Cruz Vermelha Brasileira de Itaboraí, e de representantes das prefeituras de: Rio de Janeiro, Cabo Frio, Itaguaí, Magé, Petrópolis, Queimados, São João de Meriti e Silva Jardim.

    - Nestes cursos os alunos aprenderam a implantar Núcleos Comunitários de Defesa Civil, célula de organização popular para a redução do risco de desastres nas comunidades, e como gerir um abrigo temporário, ferramenta complexa porém indispensável, principalmente nos mega desastres - afirmou o Ten Cel BM Paulo Renato Vaz, diretor da ESDEC.


O diretor da ESDEC, Ten Cel Paulo Renato, ministra a aula magna dos cursos da Escola de Defesa Civil


Durante o CFEOp NUDEC os alunos realizam trabalhos em equipe simulando situações de desastre


Para quem trabalha com e para a comunidade, como os membros de um NUDEC, as dinâmicas de grupo são essenciais

Turma do CFEOp NUDEC/2014

No CGAT, Cap Wellington Silva ministrou instrução sobre os desastres de origem natural

Cap Sirlei Gomes falou sobre a experiência de abrigamento na catástrofe da Região Serrana

Turma do CGAT/2014










Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2880:escola-de-defesa-civil-realiza-cursos-de-formacao-de-nudecs-e-de-gestao-de-abrigos-temporarios&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário