terça-feira, 3 de junho de 2014

O Departamento Geral de Defesa Civil PARTICIPA DA 3ª Reunião COPREN/AR

                           


A terceira reunião do Comitê de Planejamento de Respostas a Situações de Emergência Nuclear no município de Angra dos Reis - COPREN /AR foi realizada nos dias 05 e 06 de maio de 2014, sendo no primeiro dia, realizada no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMERJ, presidida pelo o Exmo. Sr. C. Alte Paulo Cesar Demby Corrêa, Secretário de Acompanhamento e ArticulaçãoInstitucional-SAAI; Sr. CMG Ciro de Oliveira Barbosa, Chefe da Coordenação-Geral do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro-SIPRON, tendo como convidados o Sr. Cel BM Jerry Andrade Pires, Subsecretário de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro;

Sr. Cel BM Luiz Emmanoel Palência Barbosa, Diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do Rio de Janeiro; o Sr. Cel BM Renato Bastos Pontes, Comandante de Área da Região Costa Verde, Sr. Ten Cel BM Alexandre Gomes Ribeiro, Coordenador do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear-CESTGEN, do Sr. Ten Cel BM Aldo Baptista Neto, que realizou uma palestra sobre a evacuação de parte da população de São Francisco do Sul – Santa Catarina,  ocorrido em setembro de 2013, com duração aproximada de 3 dias, em um depósito de fertilizantes da Empresa Global Logística, que apresentou vazamento produzindo uma extensa nuvem tóxica e oxidante de gás de amônio, nas proximidades do Porto de São Francisco do Sul, vapores estes cancerígenos e em alta exposição, mortal.

A palestra teve por objetivo demonstrar procedimentos operacionais semelhantes aos adotados pela doutrina de resposta à emergência nuclear, principalmente no que tange à evacuação de grande número de pessoas. Foram abordados os seguintes aspectos: Plano de comunicação social; capacidade de coordenação entre agências envolvidas; transporte de pessoas; assistência aos afetados; instalação de abrigos.

No segundo dia, a reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle, onde contou também com uma visita técnica nas instalações do referido estabelecimento, e o Sr. Francisco Corrêa Júdice, da Secretaria de Defesa Civil de Angra dos Reis, realizou uma apresentação sobre o funcionamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cujo objetivo é propiciar às Instituições integrantes do PAM um sistema operacional unificado, eficiente e eficaz para o controle de eventuais emergências agravadas em qualquer uma das integrantes do Plano.






Referências:
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=122:dgdec-participa-da-3o-reuniao-coprenar

Nenhum comentário:

Postar um comentário