quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prefeitura de Petrópolis Promove Semana do Meio Ambiente



A Prefeitura de Petrópolis preparou uma programação extensa para comemorar a Semana do Meio Ambiente – de 2 a 7 de junho - junto com diversos parceiros que adotam a sustentabilidade como caminho para a transformação da sociedade. Durante toda a semana estão previstas oficinas, gincana, palestras e workshops. As comemorações têm início na próxima segunda-feira (2/6), às 9h, com a inauguração do Ecoponto/EcoAmpla no Centro de Educação Ambiental, na Mosela, uma iniciativa da Prefeitura com a distribuidora Ampla.
"Esta é uma parceria que une as políticas públicas às iniciativas privadas em favor do meio ambiente. Quem ganha é o cidadão", afirmou o prefeito Rubens Bomtempo. Jovens estudantes das escolas da rede municipal também estarão participando de oficinas com temas voltados para a sustentabilidade e reciclagem para multiplicar o conhecimento em seus bairros.
No Ecoponto/EcoAmpla está prevista a troca de materiais recicláveis por créditos na conta de luz, que vai trazer grandes benefícios para as comunidades de Petrópolis. Os clientes podem até zerar o valor de suas faturas, caso o montante de bônus concedido em um mês ultrapassar o valor do consumo de energia no período. Há exemplos de condomínios que iniciaram a coleta seletiva do lixo no prédio após o surgimento dos projetos das distribuidoras de energia, e clientes da empresa que alcançaram, sozinhos, grandes marcas de arrecadação. No local, também serão realizadas oficina de garrafa PET e oficinas cooperativas.
Em parceria com o Inea e Rebio Araras, a partir das 14h, tem início no dia 2 o Ambiente de Portas Abertas, na Reserva Biológica de Araras, com os alunos das escolas da região. E a partir das 13h, na Praça Dom Pedro acontece um bate-papo com a Ampla sobre o consumo consciente de energia elétrica. A companhia de energia também apresentará um simulador de gasto residencial, painel de segurança e fornecerá dicas de consumo. Quem levar a conta de luz paga do último mês recebe uma lâmpada econômica.
No dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, uma parceria com o Inea traz para a Praça da Liberdade a Caravana Ambiental, com estandes, exposições, atividades das 9 às 17 horas. A programação completa dos demais eventos estará disponível no site www.petropolis.rj.gov.br e conta ainda com a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente, com as secretarias municipais, Fundação de Cultura e Turismo, Comdep, Águas do Imperador, Universidade Estácio de Sá, Suppib do Piabanha, Rebio Araras, Guarda-Parques Rio de Janeiro e Comitê Piabanha.

Segue a programação do dia da abertura da Semana do Meio Ambiente:
2/6
9h – Inauguração do Ecoponto/EcoAmpla e Abertura da Semana de Meio Ambiente Centro de Educação Ambiental
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela
9h30 – Estande com Oficina de garrafa PET e Início da Gincana de Sustentabilidade nas Escolas
Centro de Educação Ambiental da Mosela
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela
14h às 16h30 – Ambiente de Portas Abertas – Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras) recebe alunos das escolas do entorno.
13h às 17h – Bate-papo com a Ampla sobre consumo consciente de energia elétrica. Simulador de gasto residencial, painel de segurança e dicas de consumo. Quem levar a conta de luz paga do último mês recebe uma lâmpada econômica.
Endereço: Praça Dom Pedro, Centro
14h às 15h20 – Oficinas Cooperativas – Exercitando a consciência ambiental com Rodrigo D’Almeida. Participação de alunos de escolas da rede municipal de ensino e instituições assistenciais.
Centro de Educação Ambiental da Mosela
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela




Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2308-prefeitura-promove-semana-do-meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário