quinta-feira, 5 de junho de 2014

SEDEC/RJ é Destaque em Plataforma da ONU no Equador para a Redução do Risco de Desastres nas Américas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro participou da IV Plataforma para a Redução do Risco de Desastres nas Américas, realizada de 27 a 29 de maio, no hotel Hilton, em Guayaquil, Equador. O evento foi promovido pela Estratégia Internacional para a Redução do Risco de Desastres da ONU, UNISDR, da sigla em inglês.

A delegação fluminense foi chefiada pelo Cel BM RR Luis Guilherme Ferreira dos Santos, superintendente operacional da SEDEC/RJ, contando ainda com o diretor da ESDEC, Ten Cel BM Paulo Renato Martins Vaz, e com o diretor do CEMADEN/RJ, Ten Cel BM Gil Correia Kempers Vieira.

Na ocasião, os militares puderam interagir com os mais de 700 participantes de 30 países das Américas para examinar o progresso do continente na redução da exposição ao risco de desastres e contribuir com o novo Marco global para a Redução do Risco de Desastres, em substituição ao atual Marco de Ação de Hyogo (MAH 2005-2015), que se adotará na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, a ser realizada em Sendai, Japão, em março de 2015.

- As Américas estão dando uma grande contribuição para o novo Marco global Pós-Hyogo pelas ações que vêm sendo desenvolvidas no continente. Durante a Plataforma, demonstramos que o Estado do Rio de Janeiro vem cumprindo as metas da ONU, priorizando a redução do risco de desastres e promovendo o aumento a resiliência das comunidades frente aos eventos adversos - afirmou o Cel Luis Guilherme.

Além de participar do estande brasileiro na Plataforma, a SEDEC/RJ teve 2 trabalhos aprovados para apresentação na categoria Ignite Stage: "Projeto Agente Comunitário Escolar", de autoria do Ten Cel Paulo Renato, e "Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes contra Chuvas Fortes", do Ten Cel Gil Kempers.

Ainda em Guayaquil, em reunião com os 69 membros da delegação brasileira, a SEDEC/RJ foi elogiada publicamente pelo general Adriano Pereira Júnior, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, pela realização da 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro: - Estive presente e afirmo, foi um exemplo para todo o país - encerrou o general.

Cel Luis Guilherme, superintendente operacional, entre o Ten Cel Kempers, diretor do CEMADEN/RJ, e o Ten Cel Paulo Renato, diretor da ESDEC, no estande do Brasil


A delegação da Defesa Civil fluminense, chefiada pelo Cel Luis Guilherme, interagiu com os conferencistas mostrando-lhes as ações da SEDEC/RJ para a redução do risco desastres



Após apresentá-lo na plenária principal do X Fórum Nacional de Defesa Civil, em Joinville/SC, o "Projeto Agente Comunitário Escolar" foi apresentado pelo Ten Cel Paulo Renato no Equador


O "Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes contra Chuvas Fortes", presente em 17 municípios fluminenses e em expansão para outros 16 do estado do Rio, foi apresentado em Guayaquil pelo Ten Cel Kempers



Ricardo Mena, chefe do Escritório da Estratégia Internacional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas, da ONU, recebeu o uniforme do projeto "Agente Comunitário Escolar"


Margareta Wahlström, chefe do Escritório da Estratégia Internacional para a Redução do Risco de Desastres no Planeta, da ONU, também recebeu o kit do projeto "Agente Comunitário Escolar"


788 participantes de 30 países do continente discutiram, no Equador, o cumprimento das metas do Marco de Ação de Hyogo, dando a contribuição das Américas para o novo Marco global pós-2015. O Estado do Rio de Janeiro se fez presente.











Referências:
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://www.cestgen.defesacivil.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário