segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Defesa Civil de Petrópolis Debate Simulado do Plano de Contingência Com 23 Órgãos


Defesa Civil reúne 23 órgãos para debater simulado do Plano de Contingência
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil se Reuniu, nesta sexta-feira (12/9), com 23 Órgãos Relacionados à Resposta de Desastres das Chuvas para Debater o Simulado do Plano de Contingência de Petrópolis, Previsto para outubro.
Na ocasião, os Representantes Dessas Entidades irão Simular a Resposta a Um Desastre das chuvas na Estrada da Saudade. Cada Órgão Indicará o Que Faria Nessa Situação, para Quem Ligaria, Quais Recursos e Pessoas Seriam Mobilizados, Entre Outras Decisões.
O Objetivo da Defesa Civil é Deixar a Cidade Cada Vez Mais Segura, Com a Integração Entre Diferentes Órgãos e a Profissionalização da Resposta às Chuvas.
O Encontro, Realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni, Foi o Terceiro entre os Órgãos para Tratar Sobre o Simulado.
Os Representantes Concordaram com o Adiamento do Simulado, Previsto inicialmente para o dia 17 de setembro.
Com a Nova Data, haverá Mais Tempo Para os Órgãos Tirarem Dúvidas Sobre a Apresentação Que Farão no dia 30. Além disso, Alguns Órgãos Não Puderam Participar da Reunião desta sexta-feira.
“É Determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil Atue Fortemente na Prevenção. Para isso, Não conseguiremos Andar Sozinhos. Precisamos das Outras Secretarias de Governo, de Órgãos Estaduais, do Corpo de Bombeiros, das Concessionárias de Serviços Públicos, como Água e Energia Elétrica.
Com a Participação de Todos, Poderemos Deixar Petrópolis Cada Vez Mais Segura. É preciso que, em uma Situação de Chuvas Fortes, Todos os Órgãos Saibam Exatamente o Que Fazer. Por isso a Importância Desse Simulado e Que Todos Estejam Presentes”, Disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
No Exercício Simulado de Mesa Será Descrito aos Órgãos Envolvidos o Cenário do Desastre:
* A Intensidade da Chuva, com hora e local, os Índices pluviométricos, as Ocorrências Registradas no Centro de Operações (Ceop) da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, as Informações que Chegam à Defesa Civil Sobre Deslizamentos, Inundações e Fechamento de Vias, entre Outros Dados.
Estavam presentes na Reunião Representantes das:
* Secretarias de Educação, de Saúde, de Fazenda, de Obras, de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Controle Interno; Procuradoria Geral do Município; Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans); Instituto de Previdência e Assistência Social do município (Inpas); Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep); Ampla; a empresa que faz manutenção das sirenes, Gridlab; Companhia Estadual de Gás (CEG); Águas dos Imperador; Corpo de Bombeiros (CBMerj); Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto; Exército (32º Bitmz); Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer); Serviço Geológico do Estado do Rio (DRM-RJ); Departamento Geral de Defesa Civil (Degdec); e Defesa Civil de Areal.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2631-defesa-civil-re%C3%BAne-23-%C3%B3rg%C3%A3os-para-debater-simulado-do-plano-de-conting%C3%AAncia.html
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.drm.rj.gov.br/
http://roerpetropolis.blogspot.com.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/