sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Engenheiro Japonês e Defesa Civil Se Reúnem Para Otimizar Alertas em Petrópolis

          Engenheiro japonês e Defesa Civil se reúnem para otimizar alertas em Petrópolis
O Engenheiro Civil Japonês Hydeyuki Iwanami, Consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Esteve em Petrópolis Nesta Semana Reunido Com Técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Ele Também Visitou Regiões Atingidas Pelas Fortes Chuvas de 2011 e de 2013.
O Encontro Faz Parte da Parceria de Quatro Anos, Iniciada em 2013, Entre Governo Federal e Jica Para a Redução de Desastres das Chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC).
Com a Visita, Iwanami Buscou Entender o Que Deflagrou os Deslizamentos Nessas Regiões Para Que a Jica Possa Propor Novos Protocolos de Alertas Antecipados no Município.
A Parceria Com a Jica Foi firmada no fim do Ano Passado. Desde então, o Prefeito Rubens Bomtempo e Técnicos da Prefeitura Também Foram ao Japão Conhecer as Medidas de Prevenção de Desastres Naturais Daquele País – Viagens Custeadas pela Jica. 
Ao Fim da Parceria, Serão Produzidos Manuais Com Orientações Sobre Mapeamento de Risco, Alertas Antecipados de Desastres de Sedimentos e Planejamento Urbano.
Iwanami Se Reuniu Com o Diretor Técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Engenheiro Ricardo Branco, e Com o Geólogo da Secretaria Yuri Garin.
Eles Tiraram Dúvidas do Engenheiro Japonês Sobre o Histórico Recente de Deslizamentos em Petrópolis. Os Técnicos da Defesa Civil Acompanharam Iwanami na Visita a Regiões Onde Houve Deslizamentos nos Últimos Anos, entre eles:
* Vale do Cuiabá, em 2011, e Otto Reymarus, no Lagoinha, Vila São Joaquim, no Quitandinha, e Independência, em 2013.
Analista de Pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Graziela Scofield Participou da Reunião e da Visita.
“O Engenheiro Civil Hydeyuki Iwanami Mostrou que Já Tem Muito Conhecimento Acumulado Sobre Petrópolis. Neste Primeiro ano de Parceria, a Jica Vem se Informando Sobre a Realidade do Município. É Uma Fase de Coleta de Informações, Que Já Está Muito Avançada. Tudo o Que Informamos para os Técnicos da Jica nas Reuniões Realizadas desde 2013 Havia Sido Repassado para Ele Antes dessa Visita. Então os Questionamentos que Ele nos Fez Foram Mais Aprofundados”, disse o Diretor Ricardo Branco.
Na Próxima Semana, a Defesa Civil Participará de Reunião na Sede do Cemaden. Na ocasião, o Engenheiro Iwanami Apresentará a Análise Que Fez Sobre o Município.






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2674-engenheiro-japon%C3%AAs-e-defesa-civil-se-re%C3%BAnem-para-otimizar-alertas-em-petr%C3%B3polis.html
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16975&c=00009
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/


Nenhum comentário:

Postar um comentário