sábado, 13 de setembro de 2014

Prefeitura de Petrópolis Assina Acordo de Cooperação Com o Google e Waze

          

A Prefeitura de Petrópolis Está Lançando Mão da Tecnologia para ter Acesso Mais Rápido a Informações Sobre as Condições de Trânsito nas Vias do Município.
Um Acordo de Cooperação Assinado na última semana Entre o Governo Municipal, por Meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a Empresa Americana Waze (Subsidiária do Google), Incluiu Petrópolis em Uma Iniciativa Global Chamada Connect Cities Global Initiative.
Com a Parceria, Agentes de Governo Passam a Ter Acesso a Dados Sobre Velocidade de Locomoção, Engarrafamentos e Acidentes, entre outros, Registrados por Outros Usuários da Plataforma.
Ao Anunciar o Acordo de Cooperação, o Prefeito Rubens Bomtempo Lembrou que a Parceria Terá Impacto Direto na Qualidade do Serviço Prestado ao Cidadão.
“Vamos Aproveitar as Informações que as Pessoas já Inserem Nesta Plataforma, Usando Seu Dispositivo smartphone na Rua, Para Facilitar e Agilizar os Atendimentos. Certamente Vamos ter Como Resultado Uma Melhor Qualidade nos Serviços”, afirmou.
De Acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, tendo Acesso às Informações Pblicadas no Waze, as Diferentes Secretarias do Governo Passam a poder utilizá-los para a Construção de um Painel de Informações Sobre a Mobilidade Urbana, Facilitando a Orientação dos Serviços. 
A Ideia é que a Companhia de Trânsito e Transportes, (CPTrans), a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde (com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU), o Corpo de Bombeiros e Demais Órgãos Usem os Dados Para Identificar Ocorrências e Também Encontrar os Melhores Caminhos para Acessá-las.
“Este Acordo de Cooperação Vai Permitir que Tenhamos Acesso às Informações Publicadas Pelos Cidadãos no Waze Por Meio de Seus Dispositivos Móveis, nos Garantindo Uma Rica Base de Dados Consolidada de Todo o Município em Tempo Real”, explicou Airton Coelho.
 “Com Estas Informações em Um Mapa Dinâmico e Específico o Município Poderá Agir Mais Rapidamente Facilita a Atuação dos Agentes da CPTrans, a Orientação no Despacho das Ambulâncias do SAMU, e a Orientação no Deslocamento das Viaturas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Quaisquer Outros Órgãos que Necessitem de Informações Sobre as Condições de Trânsito do Município Serão Igualmente Beneficiados”, lembrou.

Sobre o Waze

O Waze é Um Aplicativo para Dispositivos Móveis para Navegação e Informações em Tempo Real Sobre as Condições de Trânsito de Uma Região – Município, Estado ou País.
O Waze Coleta Informações Sobre Incidentes, Fechamento de Vias, Velocidade Média de Deslocamento, etc. através de Seus Usuários Colaboradores em Tempo Real e Publica Estas Informações em Uma Plataforma de Informação.
As Informações Disponíveis pelo Waze São Gratuitas e Podem Ser Acessadas por Qualquer Cidadão e/ou por Agências Governamentais Com o Objetivo de se Obter Informações em Tempo Real Sobre as Condições de Transito, Incidentes, Navegação ou Qualquer Outra Informação Relevante de Um Determinado Território.
O acesso às informações é garantido através de um browser no Live Map, no Endereço Eletrônico http://www.waze.com, ou através do WAZE API – Waze Application Program Interfaces, Uma Interface para Integração de Sistemas de Informação, Onde Sistemas Municipais poderão Acessar as informações Waze Data diretamente dos Servidores do Waze, Permitindo a Integração dessas informações nos Sistemas Municipais de Gerenciamento e Controle de Trânsito e quaisquer outros que se venha a ter.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2628-prefeitura-assina-acordo-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-com-o-google-e-waze.html
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16962&c=00007
http://www.e-tribuna.com.br/
https://www.waze.com/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/