domingo, 28 de setembro de 2014

Entendendo o Conceito de Frente Fria

           

Primeiramente, O Que é Uma Frente Fria? A Frente Fria é Uma Zona de Transição Entre Uma Massa de Ar Quente e Outra De Ar Frio, que Geralmente Se Forma em Regiões de Grande Contraste Térmico", esclarece Amanda Sabatini Dufek, Professora de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Na América do Sul, Essa Área de Contraste Coincide Com As Regiões Sul e Noroeste da Argentina, Onde Se Formam as Frentes Frias que Percorrem o Litoral do Continente. 


"Elas São Tipicamente Configuradas na Direção Noroeste-sudeste e Apresentam Uma Trajetória de Sudoeste para Nordeste", diz a Meteorologista. 

No Brasil, as Frentes Frias Atingem as Regiões Sul e Sudeste o Ano Inteiro, Cerca de Três a Cinco Vezes ao Mês.

 "Esse Número é Ligeiramente Maior Durante a Primavera", Afirma Amanda Sabatini.

A Professora Explica que a Passagem de Uma Frente Fria Dura em Média Três Dias, Provocando Significativas Alterações no Clima. 

"Elas Estão Associadas ao Aumento das Nuvens, à Presença de Chuva, às Variações na direção do vento e à Forte Mudança de Temperatura", diz. "Após a Sua Passagem, Geralmente Observa-se:

* A Entrada de Massas de Ar frio que, Dependendo de Sua Trajetória e Intensidade, Provocam Quedas bruscas de Temperatura e Ocasionalmente Geadas em Locais Serranos, Principalmente nos Meses de Outono e Inverno".

As Frentes Frias Avançam Com Uma Velocidade Média de 10m/s e Podem Ser Previstas Com Até 15 Dias de Antecedência.

"A Previsão do Tempo, Incluindo as Frentes Frias, é Feita por Meio de Diagnósticos de Imagens de Satélite, Cartas de Superfícies, Dados Observados e Modelos Numéricos Atmosféricos", Explica a Meteorologista.

As Chances de Acerto de Uma Previsão São de 70% para Cinco Dias e 95% para as 48 Horas que Precedem o Fenômeno.

Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........







Referências:
http://www.climatempo.com.br/videos/video/4/8uE60fLUCgU
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/frente-fria-480885.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_fria
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-uma-frente-fria
http://ciencia.hsw.uol.com.br/frente-fria.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário