domingo, 26 de julho de 2015

Conhecendo o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID)

                     Resultado de imagem para Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) foi desenvolvido em 2011 por meio de uma cooperação entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED-UFSC). 

Em Uma Primeira Etapa, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) teve o objetivo de disponibilizar as informações sobre desastres coletados e tratados, tornando-se ferramenta útil na elaboração de estudos na temática da gestão do risco. 

Na Segunda Etapa, em 2012, o S2ID foi ampliado e se tornou uma ferramenta on-line para inclusão, por parte dos Agentes Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, de registros de desastres e acompanhamento do processo de reconhecimento da SEDEC, além de possibilitar a consulta de informações sobre ocorrências e gestão de riscos de desastres com base em fonte de dados oficial e confiável. 

Em 24 de agosto de 2012, foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional a Instrução Normativa n. 1/2012 que estabelece critérios e procedimentos para a decretação de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) pelos municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos. 

É a partir da Portaria n. 25, de 24 de janeiro de 2013, que altera a Portaria n. 526, de 6 de setembro de 2012, que a utilização do S2ID para a solicitação de reconhecimento federal de SE ou ECP passou a ser obrigatória. 

Durante todo esse processo de criação e de desenvolvimento do S2ID, ele recebeu também pequenas alterações, facilitando o entendimento intuitivo do Sistema por parte do usuário.

Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........










Referências:
http://avea.labgestao.ufsc.br/defesacivil/course/view.php?id=14
http://www.ceped.ufsc.br/
http://www.mi.gov.br/web/guest/defesacivil

Nenhum comentário:

Postar um comentário