sexta-feira, 10 de julho de 2015

Cuidados que Devemos Ter Com Nossa Saúde no Inverno

            Resultado de imagem para inverno no brasil

Primeiro, Vamos Entender as Estações do Ano? As Estações do ano acontecem por causa da Inclinação do Eixo da Terra em Relação ao Sol.

O Movimento do Nosso Planeta em Torno do Sol, Dura um Ano. A esse movimento dá-se o nome de Movimento de Translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

Estação do ano é Uma das Quatro Subdivisões do Ano Baseadas em Padrões Climáticos. São Elas: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.

  • Período Quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidades moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
  • Período Frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência do movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. 

Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como a China. Outros Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.


Segundo, Vamos Conhecer as Estações do Ano?  Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres (É a estação das flores).
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral".

"Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. 

A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


 Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. 

No caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.


Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o Verão é também o período do ano reservado às férias.


O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral".

"Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro.

"Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 21 de Março nesse mesmo hemisfério.


No Verão, os dias são grandes, e as noites pequenas. Nos dias do Solstício, acontecem os maiores dias do ano, e as noites mais pequenas.

Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelecer e pela queda das folhas das árvores, que indica a mudança entre o Verão e o Inverno.


 O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral".

O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 21 de Março e termina a 21 de Junho.


 Do ponto de vista da Astronomia, o Outono, no hemisfério norte inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No caso do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

O Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas (É a estação do frio e da neve).

Acontece porque os raios solares incidem de uma forma quase perpendicular no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, tem uma incidência tangencial no hemisfério oposto.
Quanto Maior a Inclinação dos Raios Solares, Menores Serão as Temperaturas Médias à Superfície da Terra.

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral".

"inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério.

"inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério.

Terceiro, Cuidados para evitar doenças ou infecções indesejadas? Para ajudá-lo nessa tarefa dos cuidados com a saúde indispensáveis no inverno, preparamos algumas dicas de como fazê-lo.

1) Renove o ar da casa - Está muito frio, então, você pensa: por que vou abrir a janela e deixar o frio entrar? Fazer essa reflexão não é muito inteligente, já que renovar o ar de ambientes fechados está entre os cuidados com a saúde mais importante.

Ao não fazê-lo, você estará mais propenso a adquirir doenças alérgicas. Portanto, vista um agasalho ou, quem sabe, ligue um aquecedor próximo a você, mas de maneira alguma deixe de abrir regularmente as janelas de sua casa ou seu escritório.

2) Alterações de temperatura - Dentro de casa, ou no escritório, aquele calorzinho. Na rua, um frio de rachar. Essas variações intensas de temperatura, verificadas de um ambiente para o outro, não são boas para a sua saúde.

Assim, é importante que você tenha sempre um agasalho a mão para não sofrer tanto com elas. É um dos cuidados com a saúde mais simples de ser adotado, e realmente ajuda a prevenir resfriados ou gripes.

3) Higienize as roupas - Chega o verão e você coloca todos os cobertores e todos os casacos mais grossos dentro do armário, e só os retira de lá no ano seguinte, quando a queda das temperaturas começa a prenunciar a chegada do inverno.

Então, dentre os cuidados com a saúde a serem adotados nesse momento de retirar os cobertores e os casacos do armário, encontra-se o de lavá-los e secá-los ao sol, garantindo, assim, que eles estejam “imunizados” para o seu devido uso.

4) Vacine-se - No inverno, as doenças mais comuns são a gripe e o resfriado. Por isso, não podemos ignorar essas patologias e devemos ter cuidados com a saúde especiais para preveni-las. E, dentre esses cuidados com a saúde especiais, está, sem dúvida, a vacinação. A vacinação é ainda mais importante nos idosos e nas crianças.

5) Alimente-se bem - Com a chegada do frio, normalmente, acabamos relaxando um pouco na alimentação. Chocolates, por exemplo, ficam muito mais atrativos do que no verão. Portanto, um dos cuidados com a saúde que devemos ter no inverno é manter nossa alimentação: você pode tomar chá, café ou chocolate quente para se esquentar, mas deve evitar o excesso.

6) Evite banhos quentes - Dentre os cuidados com a saúde no inverno, devemos incluir a moderação na temperatura da água do chuveiro. Um banho bem quente é muito atrativo, mas pode causar ressecamento da pele.

Então, a dica é tomar banho em horários do dia em que a temperatura esteja mais amena, possibilitando assim que a temperatura da água seja mais morna.

Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........













Referências:
http://doutissima.com.br/2014/07/09/inverno-e-epoca-de-aumentar-os-cuidados-com-saude-descubra-como-548876/
http://drauziovarella.com.br/aviso-aos-viajantes/medicina-para-viagem-ii-exposicao-ao-frio/
http://www.sitemedico.com.br/site/beleza/estetica/6531-alguns-cuidados-que-devemos-ter-com-a-pele