terça-feira, 14 de julho de 2015

Mercosul Terá Protocolo para Auxiliar na Gestão de Risco de Desastres

Resultado de imagem para mercosul
          
Brasília-DF, 14/7/2015 - O Mercosul terá um protocolo de assistência recíproca em áreas de fronteira na região do bloco. 
Esse é um dos acordos firmados durante a XII Reunião Especializada de Redução de Risco de Desastres Socioambientais, Defesa Civil, Proteção Civil e Assistência Humanitária do Mercosul (REHU). 
O Evento foi realizado na segunda-feira (13/7) e nesta terça-feira (14), em Brasília (DF). 
Os Representantes dos Países Membros e da Bolívia também estabeleceram outros compromissos, como:
* A Elaboração de Glossário Sobre Redução de Riscos Desastres; e 
* A Articulação com Outros Fóruns do Bloco que tratam da Temática. 
As Autoridades também acertaram a criação de um protocolo para estimular a troca de dados entre instituições públicas encarregadas de Monitoramento Hidrometeorológico.  
Na ocasião, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Adriano Pereira, reforçou a necessidade de articulação nacional e regional para a gestão de risco de desastres. 

Ele apresentou ainda a estrutura da Secretaria, as ações relacionadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e lembrou que a gestão de riscos é tema prioritário desde 2011 na agenda nacional. 

A Delegação da Argentina informou as mudanças na estrutura interna do organismo encarregado da proteção civil e gestão de riscos de desastres. 

O Representante da Bolívia, Marcelo Rojas, falou sobre a recente aprovação da nova lei nacional de gestão de riscos e comentou as modificações da articulação institucional.

Já o Ministro da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, Joaquín Roa, discursou sobre a realocação de pessoas em situação de vulnerabilidade em razão das inundações do rio Paraguai e abordou a questão climática como um desafio. 
A Delegação Uruguaia tratou da mudança de visão no país sobre os riscos socioambientais e sobre o Sistema Nacional de Emergências. 

Marco de Sendai

Estabelecido durante a 3ª Conferência das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, realizada em março na cidade de Sendai, no Japão, o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 também foi tema da reunião. 
As Delegações discutiram os desafios da divulgação e aplicação do marco e manifestaram o interesse na utilização dos documentos como instrumentos norteadores do desenvolvimento de políticas de gestão de riscos de desastres dos países.  

REHU

Criada em 2009, a reunião tem o objetivo de estabelecer mecanismos de coordenação e cooperação entre os sistemas nacionais de gestão de riscos, assistência humanitária, proteção e defesa civil dos países membros, com vista a avançar na implementação de políticas regionais nas respectivas áreas. 
Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........














Referências:
http://www.mi.gov.br/web/guest/ultimas-noticias/-/asset_publisher/ZSVIyvx09vib/content/defesa-civil-mercosul-tera-protocolo-de-assistencia-mutua-em-areas-de-fronteira?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fwww.mi.gov.br%2Fweb%2Fguest%2Fultimas-noticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_ZSVIyvx09vib%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_85Xqp1E2o2IT__column-2%26p_p_col_count%3D1

Nenhum comentário:

Postar um comentário