terça-feira, 21 de julho de 2015

Santarém e USAID Discutem Parceria para Gestão Ambiental

           Resultado de imagem para Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)

O Prefeito Alexandre Von e o Secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, receberam na ultima semana, técnicos da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que tem parceria com a Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA), cujo interesse é realizar futuras parcerias com o Município de Santarém, na área geoespacial.
O chefe da equipe, João Queiroz, justificou o interesse da parceria com Santarém, pelo fato de o Município estar passando por mudanças. 
A USAID quer saber quais as potencialidades, dificuldades e interesses do Governo Municipal na  utilização de dados geoespaciais, para a Gestão Ambiental.
“Realmente estamos impressionados pelo interesse que existe por parte do prefeito, secretário e técnicos, em melhorar a gestão ambiental. 
Queremos sugerir que pela forma transparente como fomos recebidos, há chances da construção de parceria, mas neste momento não podemos adiantar se isso vai ser possível”, pontou João Queiroz.
As Ações são desenvolvidas através do Programa SERVIR, que já atua há 10 anos na América Central, Ásia e África, e que agora tem interesses de atuação na América do Sul, mais precisamente na Colômbia, Peru e Brasil.
O Titular da SEMMA, Podalyro Neto, avaliou que o interesse maior da USAID é reflexo de uma técnica do CIAM, que esteve recentemente nos Estados Unidos, para um processo de capacitação, e fez, na ocasião, demonstração do trabalho que está sendo desenvolvido no órgão.
“Considerando os recursos que nós temos hoje para o controle do desmatamento ilegal, a construção dessa parceria vai permitir que possamos prever uma segurança maior, num intervalo de tempo bem menor de controle, quase em tempo real”, avaliou.
Adaptações sobre a mitigação do clima, arborização urbana, planejamento de uma bacia hidrográfica, monitoramento da qualidade da água, planejamento e mobilidade, são apenas algumas vantagens, a partir de dados mais precisos a serem disponibilizados pela NASA e USAID.
Segundo Podalyro, a adesão de Santarém ao Programa Estadual Municípios Verdes e o Convênio 50 parcerias Municipais para o Clima com o governo Alemão,  por meio do distrito de Reno-Sieg, devem ter um peso importante na análise dos técnicos do Programa SERVIR e poderão dar celeridade nas ações do Município, em pontos importantes da gestão ambiental.
Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........












Referências:
http://www.geodireito.com/noticia/pa-santarem-e-a-usaid-discutem-parceria-na-area-geoespacial
http://www.santarem.pa.gov.br/home/index.php?

Nenhum comentário:

Postar um comentário