quarta-feira, 15 de julho de 2015

Professores Já Podem se Inscrever no Curso de Defesa Civil

                     
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está com inscrições abertas para o Curso Básico de Capacitação para Professores em Proteção e Defesa Civil. 
O Curso, que será realizado à distância, é mais um passo do município para a inclusão da Defesa Civil no currículo da rede municipal de ensino. 
A proposta é que os professores aprendam sobre prevenção de desastres das chuvas e trabalhem esses conceitos com os alunos dentro de sala, nas atividades diárias.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto. O curso terá carga horária de 25 horas e será realizado pela internet entre os dias 12 de agosto e 20 de novembro. 
Podem se inscrever professores do segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal – 6º ao 9º ano.
“A inclusão da Defesa Civil no currículo da rede municipal tem o objetivo de transformar a nossa cultura em relação a riscos de desastres naturais. 
A ideia é que as pessoas entendam que a responsabilidade pela prevenção de desastres é de todos, do poder público e da população. Para isso, nada melhor do que trabalharmos nas escolas. 
Os professores estão sendo capacitados e irão repassar esse conhecimento aos alunos, que multiplicarão as informações de Defesa Civil em casa, para a família e a comunidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que incluiu no fim de 2014 a Defesa Civil no currículo da rede municipal.
O curso pela internet é a segunda etapa da capacitação dos professores. Desde abril, professores, funcionários e estudantes de 22 escolas municipais vêm participando do curso presencial, com aulas mensais sobre Defesa Civil, com a realização de dinâmicas de grupo relacionadas à prevenção de desastres das chuvas.
“À medida que os professores vão aprendendo esses conceitos de Defesa Civil, eles repassam aos alunos em sala de aula. É um momento histórico para Petrópolis, porque trata-se de uma medida de prevenção de curto, médio e longo prazo”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Quem concluir o curso, que é gratuito, receberá certificado emitido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação. 
O Curso é Dividido em Quatro Módulos: 
* Conceitos Básicos em Proteção e Defesa Civil; 
* Ciclo de Redução de Riscos de Desastres (RRD); 
* Ações de Proteção e Defesa Civil; e 
* Plano de Ação e Segurança Escolar (Pase). 
O Curso será desenvolvido através de fóruns de discussão, avaliações, biblioteca complementar, indicação de sites referentes aos assuntos abordados, apresentações e propostas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........














Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3587-professores-j%C3%A1-podem-se-inscrever-em-curso-de-defesa-civil
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário