terça-feira, 21 de julho de 2015

CPRM e ANA Assinam Memorando de Cooperação Com Serviço Geológico dos EUA

           chamada
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinaram nesta quarta-feira, 15 de julho, um Memorando de Entendimento para Cooperação Científica e Técnica entre Brasil e Estados Unidos. 
Para que o acordo seja completamente formalizado, falta a assinatura do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que será realizada na sede da instituição, em Washington, em data a ser definida. 
O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e o diretor-presidente do CPRM, Manoel Barretto, assinaram a parceria na sede da Agência em Brasília.
Com duração inicial de dez anos a partir da assinatura das três instituições envolvidas, a parceria entre Brasil e Estados Unidos terá como foco a continuação das iniciativas com o USGS para capacitação de servidores e estão previstos intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas cooperativas entre os países. 
Os Principais Temas Previstos para Cooperação São: 
* Recursos hídricos; 
* Variabilidade climática e mudanças no uso do solo; 
* Ecossistemas; 
* Saúde ambiental; 
* Energia e minerais; 
* Perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência; 
* Informática e 
* Integração de dados.
Segundo o Memorando a ANA, o CPRM e o USGS apoiarão e facilitarão contatos diretos e cooperação entre agências governamentais, universidades, centros de pesquisa, instituições, empresas do setor privado e outras entidades dos dois países. 
Além disso, a parceria prevê o convite a cientistas, especialistas técnicos, agências governamentais e instituições de outros países, conforme os termos e as condições estabelecidos no acordo.
Esta iniciativa é resultado de tratativas anteriores entre as instituições e vai ao encontro do Comunicado Conjunto da Presidente Dilma Rousseff e do Presidente Barack Obama, assinado em Washington no último dia 30 de junho. 
Na ocasião, os mandatários reconheceram as parcerias existentes com vistas ao compartilhamento de informações e ao treinamento técnico sobre qualidade hídrica. 
Dilma Rousseff e Obama também se comprometeram a expandir a agenda de cooperação técnica entre os dois países em temas relativos à segurança hídrica e ao impacto da mudança do clima no gerenciamento hídrico.
Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........












Referências:
http://www.geodireito.com/noticia/cprm-e-ana-firmam-memorando-de-entendimento-para-cooperacao-com-servico-geologico-dos-eua
http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=12758

Nenhum comentário:

Postar um comentário