sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Defesa Civil de Petrópolis Capacita Alunos de E.J.A.


Estudantes de EJA aprendem sobre Defesa Civil
Mais de dois mil estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal já passaram, neste ano, por uma capacitação sobre prevenção de desastres naturais. 
A série de palestras, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, teve início em junho e terminará em outubro. 
A iniciativa busca fomentar cada vez mais a cultura da Defesa Civil junto à população, para que cada morador saiba que tem que fazer a sua parte para reduzir os riscos de deslizamentos, inundações e queimadas em Petrópolis.
Cada noite, uma palestra com cerca de três horas de duração é realizada em uma turma diferente. 
As palestras já foram realizadas em 17 escolas de vários pontos do município. Mesmo a atividade sendo facultativa, os alunos têm participado, buscando aprender sobre prevenção de desastres das chuvas. 
“É uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil Invista em Prevenção. 
Temos trabalhado muito nesse sentido nos últimos dois anos. Estamos atuando em várias frentes para garantir que os conceitos da Defesa Civil cheguem à população”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Entre as outras frentes de atuação da Defesa Civil para a prevenção, estão: 
* 61 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) criados pela Prefeitura desde 2013 nas comunidades com áreas de risco; 
* Capacitações mensais de agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE), para que multipliquem esse conhecimento nas comunidades; 
* Inclusão da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal, medida tomada pelo prefeito Rubens Bomtempo no fim de 2014; e
* Entre outras. 
A Série de Palestras para as turmas de EJA foi mais um passo nesse sentido.
“A recepção está sendo muito positiva. Os alunos têm participado. São pessoas de 17 a 80 anos. A maioria moradora de comunidades. 
Temos conversado, falado sobre o histórico de acidentes em Petrópolis, deslizamentos, inundações, queimadas, o que fazer para deixar a comunidade mais segura. 
Alguns alunos aproveitam para falar sobre a experiência que têm com fortes chuvas e sobre características de suas comunidades”, disse o Assessor de Prevenção e Preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa, que ministra as palestras.
Entre as dicas básicas de prevenção dadas nas palestras, a Defesa Civil orienta quem mora em área de risco a procurar um local seguro sempre que começar a chover forte.
“Pode ser a casa de um amigo ou parente que não more em área de risco. 
Então o morador de área de risco já deve definir para onde irá com a família toda vez que começar a chover forte. Com essa medida, ele vai deixar sua família muito mais segura”, disse Simão.
Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3801-estudantes-do-eja-aprendem-sobre-defesa-civil.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário