quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ação em Petrópolis Sensibiliza Moradores de Secretário para P.Q.


Ação sensibiliza moradores de Secretário para perigos das queimadas
A Prefeitura uniu forças com a ONG Projeto Água, na manhã de domingo (27/9), para uma campanha de sensibilização na praça de Secretário, em Pedro do Rio, sobre os perigos das queimadas. 
Integrantes da ONG e Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discursaram sobre os riscos que os incêndios florestais representam para a população. 
Em seguida, o grupo distribuiu aos moradores cartilhas produzidas pela Prefeitura sobre queimadas e mudas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No evento, ainda houve a apresentação da banda marcial da Escola Municipal Dr. Barros Franco.
“A Defesa Civil vem buscando cada vez mais ampliar as parcerias com outros órgãos para fortalecer a prevenção de deslizamentos, inundações e queimadas em Petrópolis. 
Quando recebemos o convite da ONG Projeto Água, fizemos questão de participar, para aproveitar essa oportunidade em difundir entre os moradores os riscos que as queimadas trazem à população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
“É importante que os moradores saibam que não se deve limpar terrenos com a prática da queimada ou colocar fogo no lixo. Além de ser crime ambiental, é muito fácil perder o controle do fogo neste período de poucas chuvas. 
Então, com essa prática, o autor pode acabar gerando um incêndio florestal de grandes proporções”, disse o Diretor Operacional da Defesa Civil, Ramon Camilo.
A Diretora de comunicação da ONG Projeto Água, Sylvia Firmeza, elogiou a integração entre os órgãos na ação de sensibilização. 
“O nosso papel como ONG é dar o empurrão inicial, e vimos hoje aqui que existe o interesse da população. Secretário é uma região que merece ser cuidada. 
Tivemos o apoio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e dos comerciantes, que nos ajudaram a divulgar o evento”, disse Sylvia.
O Arquiteto Ricardo Milgram, morador de Secretário, elogiou a ação de sensibilização. Ao passar na praça, recebeu de um Agente da Defesa Civil uma cartilha e pediu mais para entregar no condomínio onde mora. 
“Acho que tem que fazer sempre. Botar a criançada para ter uma noção disso tudo, porque é o nosso futuro. E na zona rural, infelizmente, ainda tem muito a cultura da queimada para limpar terreno”, disse Ricardo.
A cartilha sobre queimadas está disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3890-a%C3%A7%C3%A3o-sensibiliza-moradores-de-secret%C3%A1rio-para-perigos-das-queimadas
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário